Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20765
Título: | A importância da psicomotricidade na educação infantil |
Autor(es): | Fontana, Cleide Madalena |
Orientador(es): | Del Monego, Maurici Luzia Charnevski |
Palavras-chave: | Psicologia do movimento Capacidade motora em crianças Alfabetização Movement, Psychology of Motor ability in children Literacy |
Data do documento: | 3-Abr-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Esta monografia é de natureza bibliográfica, onde estuda a importância da psicomotricidade na Educação Infantil. Especificamente demonstra a importância do movimento para o desenvolvimento do avanço na escola, tanto para a criança com dificuldades de aprendizagem quanto para melhorar e ajudar no processo de alfabetização de crianças que frequentam a escola infantil. Expõe como a Educação Psicomotora e Reeducação Psicomotora funcionam quando se trata de melhorar o rendimento escolar e infantil, e define também especificamente o desenvolvimento psicomotor em crianças de 0 a 5 anos. Para tanto, foram utilizados livros e artigos científicos cujo tema envolve a psicomotricidade, psicologia, educação física e pedagogia, a fim de embasar cientificamente o tema proposto. Foi abordada na fundamentação teórica a importância da psicomotricidade para criança na Educação Infantil; a definição da psicomotricidade e seus elementos básicos; o desenvolvimento da criança na fase de zero a cinco anos; as contribuições da psicomotricidade nas escolas de Educação Infantil e qual é o papel da escola no desenvolvimento da psicomotricidade e também sobre como as perturbações psicomotoras podem resultar em fracasso escolar. |
Abstract: | This monograph is bibliographical, where he studies the importance of motor skills in kindergarten. Specifically demonstrates the importance of the movement to advance the development of the school, both for children with learning difficulties and to improve and help the literacy process of children attending preschool. Exposes how the Psychomotor Education and Reeducation Psychomotor function when it comes to improving school performance and child, and also specifically defines the psychomotor development in children aged 0 to 5 years. For this purpose, will be used books and scientific articles whose theme involves psychomotor, psychology, physical education and pedagogy in order to scientifically support the theme. Will be addressed in the theoretical basis for the importance of psychomotor child in kindergarten; definition of psychomotor and its basic elements, child development at the stage of zero to five years, the contributions of psychomotor Child Education in schools and what is the role school in the development of motor skills and also how psychomotor disturbances may result in school failure. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20765 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2012_03.pdf | 700,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.