Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarfus, Verônica Socorro
dc.date.accessioned2020-11-24T14:15:07Z-
dc.date.available2020-11-24T14:15:07Z-
dc.date.issued2013-04-02
dc.identifier.citationFARFUS, Verônica Socorro. Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767-
dc.description.abstractThis paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to research, investigate and analyze these strategies through a literature search based on the following theoretical; Isabel Solé, Ingedore Koch, and Vilson Leffa Renilson Menegassi. The methodology is based on reading books related to teaching reading strategy and also in reading articles highlighting experiences on teaching and learning of reading. The results show a growing number of writers and teachers who are concerned about teaching reading strategies appropriate in the classroom to form competent readers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.titleEstrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do textopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta, a partir da concepção sóciointeracionista de linguagem, as estratégias de leitura existentes que o professor de língua portuguesa pode usar em suas aulas para motivar e orientar seus alunos para se tornarem, de fato, leitores competentes nas diferentes esferas sociais. Os objetivos deste trabalho monográfico foram: pesquisar, investigar e analisar tais estratégias através de uma pesquisa bibliográfica tendo como base os seguintes teóricos; Isabel Solé, Ingedore Koch, Vilson Leffa e Renilson Menegassi. A metodologia empregada está baseada na leitura de livros relacionados ao ensino de estratégia de leitura e também na leitura de artigos que destacam experiências sobre ensino-aprendizagem de leitura. Os resultados apontam um crescente número de escritores e professores que estão preocupados com ensino de estratégias de leitura adequadas em sala de aula para que se formem leitores competentes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_45.pdf312,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.