Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20770
Título: | Avaliação da aprendizagem na escola: concepções e práticas docentes em uma escola na região noroeste do estado do Paraná |
Autor(es): | Mendes, Maria Lúcia de Souza |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alípio Cortes |
Palavras-chave: | Avaliação educacional Avaliação de Potencial de Aprendizagem Professores - Avaliação Education - Evaluation Learning Potential Assessment Device Teachers - Rating of |
Data do documento: | 14-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MENDES, Maria Lúcia de Souza. Avaliação da aprendizagem na escola: concepções e práticas docentes em uma escola na região noroeste do estado do Paraná. 2012. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as concepções de avaliação e suas práticas em uma escola de Ensino Fundamental no Noroeste do Paraná, bem como conhecer as mudanças e tendências nas concepções de avaliação da aprendizagem nos últimos anos e refletir baseando-se em autores conceituados em avaliação. A pesquisa foi realizada através de questionário, entregue a oito professores, apontou que os professores utilizam várias práticas avaliativas, no entanto percebe-se a falta de esclarecimento em relação aos teóricos que estudam sobre avaliação. O professor deve utilizar os resultados da avaliação como uma forma de diagnosticar as dificuldades apresentadas pelo aluno e assim oferecer uma nova oportunidade para que ele possa assimilar o conteúdo quando este não for satisfatório. Com estes resultados o professor também pode se autoavaliar e assim saberá como está sendo o seu trabalho em sala. |
Abstract: | The present study aims to investigate the evaluation conceptions and practices in an elementary school in the Northwest of Paraná, as well as knowing the trends and changes in conceptions of learning evaluation in recent years and reflect on the authors renowned in evaluation. The survey was conducted by questionnaire, delivered the nine teachers, pointed out that the teachers use various evaluative practices, however we can see the lack of clarification in relation to theoretical who study about evaluation. The teacher should use the evaluation results as a way of diagnosing the difficulties presented by the student and thus offer a new opportunity to assimilate the contents when this is not satisfactory. With these results the teacher can also self evaluate and so will know as being his work room. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20770 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2012_12.pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.