Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20783
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalesse, Anna Maria Teixeira
dc.date.accessioned2020-11-24T14:16:46Z-
dc.date.available2020-11-24T14:16:46Z-
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationSALESSE, Anna Maria Teixeira. A experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2012. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20783-
dc.description.abstractThis study aims at to understand the importance of experimentation in the Chemistry Teaching. The research was carried out with three High School grades and the methodology was conducted through a questionnaire given to the students, where they could express their opinions about the subject under study. After evaluation, the results showed that the students' indifference towards the study of chemistry, in general, is caused by the lack of experimental activities that are capable of linking theory to practice. Accordingly, experimentation in education is essential for a meaningful learning, stimulating a strong interest among students, showing the role of chemistry in everyday life and being one of the indispensable tools for the teaching-learning process. The results also showed lack of time for the performance of experimental activities, scarcity of materials, lack of space and also proper human resources, among the main difficulties.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.titleA experimentação no ensino de química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática compreender a importância da experimentação no Ensino de Química. A pesquisa foi desenvolvida com três séries do ensino médio e a metodologia foi realizada através de um questionário aplicado aos alunos, onde os mesmos puderam expor suas opiniões sobre o tema tratado. Após a avaliação, os resultados apontaram que o grande desinteresse dos alunos pelo estudo da química se deve, em geral, a falta de atividades experimentais que possam relacionar a teoria e a prática. Portanto, a experimentação no ensino é de fundamental importância para uma aprendizagem significativa, despertando um forte interesse entre os educandos, mostrando o papel da química no cotidiano e sendo uma das ferramentas fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados também demonstraram falta de tempo para a realização das atividades experimentais, precariedade de materiais, falta de espaço e também de recursos humanos apropriados, entre as principais dificuldades.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_21.pdf231,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.