Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20786
Título: A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
Autor(es): Souza, Alessandra Cardosina de
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Teaching - Aids and devices
Science - Study and teaching
Experiential learning
Data do documento: 2-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Alessandra Cardosina de. A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar e investigar as formas de como têm sido utilizadas experiências de ciências dentro da sala de aula, e de que maneira estes professores preparam suas aulas práticas, como elaboram seus planejamentos, bem como, busca possíveis melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados. Com o uso de aulas expositivas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico e prazeroso. As aulas práticas bem planejadas ajudam muito na compreensão dos conteúdos e na aquisição do conhecimento em ciências, o professor deve buscar alternativas para aplicação desses experimentos, o que acontece é que a maioria das escolas públicas não possui laboratório adequado, assim, o professor deve realizar os experimentos dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada no município de Francisco Alves, estado do Paraná, com a participação de professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário e os resultados da pesquisa demonstraram que os professores utilizam aulas práticas no processo de ensino aprendizagem, destacando que elas podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. Com auxílio de levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo, investigou-se a relação entre a teoria e a prática.
Abstract: This work was as subject to verification and investigation how the teachers have been used the science experiments inside the classroom, and how teachers plan their lessons these experiences and build their planning in order to impart knowledge and to seek better learning the content covered. With the use of resources, classes become differentiated and attractive, giving them a more dynamic and enjoyable. Practical classes’ thoughtful help much in understanding the content and the acquisition of knowledge in science, the teacher must seek alternatives for implementing these experiments, what happens is that most public schools do not have adequate laboratory, so the teacher must perform experiments in the classroom. The research was conducted in the city of Francisco Alves, state of Paraná, with the participation of teachers of Sciences in the Elementary School II. The search of information was conducted through a questionnaire and the results of the research showed that teachers use teaching practices in teaching and learning process, noting that they can assist in student learning. Through a literature review and field research, we investigated the entire relationship between theory and practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20786
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_20.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.