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dc.creatorMariano, Eliane Pereira de Souza
dc.date.accessioned2020-11-24T14:17:18Z-
dc.date.available2020-11-24T14:17:18Z-
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationMARIANO, Eliane Pereira de Souza. A importância do brincar na visão ludopedagógica no desenvolvimento infantil. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20788-
dc.description.abstractThe present study aimed at to investigate the use of ludopedagogia as a teaching strategy, as well as students' interest in relation to recreational activities, early childhood education, preschool - level II. The research was conducted in the Municipal Center Preschool - CMEI, in the Municipality of Perobal, PR - a public educational institution, for the kindergarten aged between 0 (zero) and 5 (years) old, who currently serves 270 students. The sample comprised four teachers and thirty-two students belonging to four different classes,betwixt the age of four (4) and five (5) years, and two of the morning and two in the afternoon. Children who participated in the survey were randomly selected and were surveyed during the course of play activities proposed, educators were selected because they are rulers of the classes of preschool level II. As for the results was possible to prove that all students interviewed demonstrated a taste for playful activities highlighting their preferences in relation to all educators recognize the importance of play to children's development, but their minority demonstrated difficulties in combining these strategies into their teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectCreative activities and seat workpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA importância do brincar na visão ludopedagógica no desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo investigar o emprego daludopedagogia como estratégia de ensino, bem como o interesse dos estudantes em relação às atividades lúdicas, na educação infantil, pré-escolar – nível II. A pesquisa foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI, no Município de Perobal, PR – uma instituição publica de ensino, destinada à educação infantil com faixa etária entre 0 (zero) e 5 (anos) de idade, que atende atualmente 270 alunos. Fizeram parte deste estudo quatro educadoras e trinta e dois alunos pertencentes a quatro turmas distintas, entre a idade de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos, sendo duas do período matutino e outras duas do período vespertino. As crianças que participaram da pesquisa foram escolhidas aleatoriamente e foram indagadas durante a realização das atividades lúdicas propostas, os educadores foram selecionados por serem regentes das turmas de pré-escolar nível II. Quanto aos resultados foi possível comprovar que todos os alunos entrevistados demonstraram o gosto pelas atividades lúdicas ressaltando suas preferências, em relação aos educadores todos reconhecem a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil, porém sua minoria demonstrou dificuldades em aliar essas estratégias em sua prática pedagógica.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
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