Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Arnaldo Gomes do
dc.date.accessioned2020-11-24T14:17:44Z-
dc.date.available2020-11-24T14:17:44Z-
dc.date.issued2012-12-14
dc.identifier.citationAMARAL, Arnaldo Gomes do. Análise dos recursos educacionais utilizados por professores de biologia na rede publica de ensino. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20792-
dc.description.abstractWith the improvement of information technology, the traditional way to teach became unattractive to the students of Middle School because its provided with the available technologies in the market. With the improvement of information technology, the traditional way to teach became unattractive to the students of Middle School because its provided with the available technologies in the market. With this the aim of this work is to analyze the main types of educational resources used by teachers of Biology in the colleges of Public School and check what are the educational resources more used, which resources would like to use, but do not use them. In theoretical basis were addressed the educational theories, as well as what they are teaching resources in the classroom, which methodologies are used for the teaching of Biology and the importance of continued education of professional in the area of education. The descriptive research was performed in 10 public schools of education for the Middle School with the participation of 12 teachers, with survey data and application of a questionnaire with open and closed questions. The results showed that the teachers are concerned with the education and constantly make use of educational resources for the aid of their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleAnálise dos recursos educacionais utilizados por professores de biologia na rede publica de ensinopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom o aprimoramento das tecnologias de informação, a forma tradicional de ministrar aulas tornou-se pouco atraente aos alunos do Ensino Médio devido seu contanto com as tecnologias disponíveis no mercado. Com isto o objetivo deste trabalho é analisar os principais tipos de recursos educacionais utilizados pelos professores de Biologia nos colégios da Rede Pública de Ensino e verificar quais os recursos educacionais mais utilizados, quais recursos gostariam de utilizar, mas não os utiliza. Na fundamentação teórica foram abordadas as teorias educacionais, bem como o que são recursos didáticos em sala de aula, quais metodologias são utilizadas para o ensino de Biologia e a importância da aprendizagem continuada do profissional da área de educação. A pesquisa descritiva foi realizada em 10 escolas da Rede Pública de Ensino para o Ensino Médio contando com a participação de 12 docentes, com levantamento de dados e aplicação de questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados demonstraram que os professores estão preocupados com o ensino e constantemente fazem uso dos recursos educacionais para o auxilio de suas aulas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_23.pdf472,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.