Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20797
Título: Incentivo à leitura de alunos das séries finais do ensino fundamental
Autor(es): Almeida, Katieli Bosquette de
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Leitura - Desenvolvimento
Crianças - Livros e leitura
Reading promotion
Development reading
Children - Books and reading
Data do documento: 12-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALMEIDA, Katieli Bosquette de. Incentivo à leitura de alunos das séries finais do ensino fundamental. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o incentivo à leitura no Ensino Fundamental, e vai trabalhar a importância de desenvolver o hábito e o gosto pelo aluno enquanto aluno primário, pois é onde precisa de uma base para seguir com esse hábito para o resto da vida, devida a tecnologia disponível no mercado na atualidade é cada vez mais difícil encontrarmos leitores, então, nós professores, agentes da educação precisamos desenvolver algumas técnicas na vida desses alunos para que esse hábito se desenvolva. É necessário conhecermos a realidade dos alunos, assim como darmos espaços para que eles mostrem o que gostam, pois muitas vezes o problema é a forma como esse processo acontece, forma obrigatória, que o aluno não gosta e nas piores das vezes criam “tabus” com a disciplina de literatura, conheço escolas que trabalhar a leitura como algo prazeroso, onde o aluno tem a opção de escolha do que se vai ler e pra que se vai ler, isso faz desses momentos algo muito mais gostoso e também mais prazeroso para todos envolvidos no processo. A leitura é algo de extrema importância, pois através dela o aluno pode “viajar” sem sair de casa, ou da sala de aula e isso pode propiciar um momento gostoso, algo que não tem custo algum e faz um bem a todos os leitores. É preciso que o professor seja o mediador desse processo de acordo com seu desenvolvimento dentro da escola, é interessante que os pais e a família também participem, porém sabemos da dificuldade que as famílias enfrentam para participar da vida escolar de seus filhos, se cada realizar a sua função de acordo com o programado o processo se torna mais leve e prazeroso para todos. Portanto, caso alguma parte não queria participar do mesmo, a escola não pode “fugir” do seu papel e deverá desenvolve-lo da melhor maneira, quando o assunto é projeto, já se pensa logo em algo muito grande e que seja muito trabalhoso, mas às vezes, o projeto não precisa de muito “investimento”, precisa apenas de pessoas dispostas a realiza-los com amor, carinho e dedicação.
Abstract: This work was the theme to encourage reading in elementary school, this work will work the importance of developing the habit and taste for primary student as student, as this is where you need a base to continue with this habit for the rest of his life, due technology available on the market today is increasingly difficult to find readers, so we teachers, education officials need to develop some techniques in the lives of these students to develop the habit. It is necessary to know the reality of the students, as well as giving space for them to show what they like, because often the problem is how this process happens, so mandatory that the student does not like and the worst of times create "taboos" with the discipline of literature, schools know that working as pleasurable reading, where students have a choice of what to read and vai vai read that, it makes those moments much more tasty and also more enjoyable for everyone involved in the process. Reading is something extremely important, because through it the student can "travel" without leaving home or the classroom and this can provide a nice moment, something that has no charge and is an asset to all readers. It is necessary that the teacher is the facilitator of this process according to their development within the school, it is interesting that parents and families also participate, but we know the difficulties that families face to participate in the school life of their children, if each perform its function in accordance with the scheduled process becomes lighter and more pleasant for everyone. Therefore, if some part wanted no part of it, the school can not "run away" from his role and will develop it in the best way, when it comes to design, they are already thinking of something very big soon and that is very laborious, but sometimes, the project does not need much "investment", just need people willing to perform them with love, care and dedication.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20797
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_47.pdf285,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.