Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20816
Título: Um resgate histórico: a importância da história da matemática
Autor(es): Rossetto, Hallynnee Héllenn Pires
Orientador(es): Camicia, Rafaela Greici da Motta
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Educação - História
Knowledge and learning
Mathematics - Study and teaching
Education - History
Data do documento: 2-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROSSETTO, Hallynnee Héllenn Pires. Um resgate histórico: a importância da história da matemática. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a História da Matemática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e consultado várias literaturas referente à História da Matemática. Após escolhido o tema, o próximo passo foi pesquisar na literatura à respeito da História da Matemática de forma geral. Em seguida, a pesquisa foi direcionada em buscar a história de cada povo: brasileiro, egípcio, babilônico, grego, árabe, chinês e indiano. Ainda, traz um pouco da matemática nos dias de hoje e sua importância. Pode-se perceber com este estudo que: ao utilizar a História da Matemática nas aulas, estas podem ficam mais dinâmicas e interessantes; o resgate histórico pode auxiliar o professor a desempenhar melhor seu papel no processo de ensino e aprendizagem e até mesmo contribuir para este processo.
Abstract: This work had as its theme the history of mathematics. A literature search was performed and consulted various literatures relating to the History of Mathematics. After choosing the topic, the next step was to search the literature about the history of mathematics in general. Then, the research was directed to pursue the history of every people: Brazilian, Egyptian, Babylonian, Greek, Arabic, Chinese and Indian. Also brings a bit of mathematics today and its importance. Can be seen from this study that: when using the history of mathematics in the classroom, they can become more dynamic and interesting, the historical study can help the teacher to better play their role in the teaching and learning process and even contribute to this process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20816
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_43.pdf411,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.