Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20821
Título: Estratégias metodológicas para ensinar genética no ensino médio
Autor(es): Rocha, Lucineia Simão da
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Learning strategies
Teaching - Methodology
Learning
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROCHA, Lucineia Simão da. Estratégias metodológicas para ensinar genética no ensino médio. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática revisar a literatura referente a importantes metodologias pedagógicas que facilitem o processo de ensino da genética. Foram realizadas pesquisas com base em material bibliográfico com abordagens referentes a metodologias e práticas para o ensino de genética no ensino médio, tais como: livros, revistas, artigos, monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, internet, entre outros. Após análise das literaturas pertinentes, o material levantado foi descrito no trabalho de forma sistematizada, visando constituir procedimentos pedagógicos que possam direcionar as práticas no ensino de genética. Possibilitando, contudo, a construção de um material que sirva de apoio, de forma a auxiliar o professor na sua prática pedagógica e o aluno em seu ensino- aprendizagem. Dessa forma o professor não deve ser simplesmente prático ou teórico, deve encontrar-se no meio termo, deve haver um elo entre os dois, não podendo existir o distanciamento de ambos.
Abstract: This work was subject to review literature related to important pedagogical methodologies that facilitate the teaching of genetics. Books, magazines, articles, monographs, dissertations, PhD theses, internet, among others: research-based approaches to bibliographic material relating to methodologies and practices for teaching genetics in high school, such as were performed . After reviewing the relevant literature, the collected material was described in the work in a systematic manner so that there is pedagogical procedures that can guide practices in teaching genetics. However the construction of a material that would support in order to help teachers in their teaching and student learning. Thus the teacher should not simply be practical or theoretical, should find himself in the middle term, there must be a link between the two, there must be no movement away from both.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20821
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_57.pdf379,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.