Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20823
Título: Musicalização na educação infantil e o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças de zero a dois anos
Autor(es): Rocha, Mariane Girardo da
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Crianças - Desenvolvimento
Música e crianças
Música e linguagem
Música na escola
Child development
Music and children
Music and language
School music
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROCHA, Mariane Girardo da. Musicalização na educação infantil e o desenvolvimento da linguagem oral nas crianças de zero a dois anos. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a musicalização na educação infantil e sua relação na prática docente como instigadora do desenvolvimento da linguagem oral das crianças de 0 a 2 anos de idade. A música se faz presente em nossas vidas, desde a nossa concepção e está diretamente relacionada com a nossa cultura. Com o novo caráter que vem apresentando a Educação infantil nos últimos anos, tornou-se necessário que os profissionais dessa área se atualizem pedagogicamente para uma educação interligada com a cultura dos povos. O estudo deste partiu da compreensão, feita a partir de estudos bibliográficos, sobre como a música pode influenciar na linguagem oral de crianças de 0 a 2 anos, e uma pesquisa de campo por meio de questionários em escolas de educação infantil, com o intuito de conhecer como o trabalho com música é visto pelos educadores infantis e desenvolvidos pelas crianças. A pesquisa foi desenvolvida em dois Centros de Educação infantil (CEMEI) ambos no município de Goioerê, PR. Para tanto, fez-se um breve estudo sobre a aquisição da linguagem oral, apontando sua importância para a compreensão do mundo e listado algumas atividades com músicas como modelo para estimulação da linguagem oral.
Abstract: This work had as its theme the musicalizacion in early childhood education and its relationship to teaching practice as an instigator of the oral language development of children 0-2 years old. Music is present in our lives since our conception and is directly related to our culture. With the new character that has brought childhood education in recent years, it has become necessary that the professionals in this area is pedagogically upgrade to an interconnected with the culture of the peoples education. The study was based on the understanding of this, taken from bibliographic studies on how music can influence oral language of children 0-2 years old, and a field survey through questionnaires in preschools, in order to know how to work with music is seen by early childhood educators and developed by children. The research was conducted in two centers Child Education (CEMEI) both in the municipality of Goioerê, PR. As such, there is a brief study on the acquisition of oral language, pointing its importance for understanding the world and listed some activities with music as a model for stimulating oral language.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20823
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_65.pdf209,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.