Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20825
Título: Métodos e técnicas para auxiliar a aprendizagem da matemática no ensino fundamental
Autor(es): Valim, Josiane do Amaral
Orientador(es): Camicia, Rafaela Greici da Motta
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Teaching - Methodology
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VALIM, Josiane do Amaral. Métodos e técnicas para auxiliar a aprendizagem da matemática no ensino fundamental. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Tendo em vista a desmotivação e a aversão de muitos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental pela disciplina de Matemática, em que as dificuldades de compreensão dos conteúdos apresentados refletem em notas abaixo da média, este trabalho tem o objetivo de identificar as principais dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, bem como, apresentar algumas técnicas para auxiliar no ensino da matemática, visto que as maiores deficiências de aprendizagem não estão nos conteúdos novos, mas na Matemática básica, principalmente nas multiplicações e divisões. Entretanto, é preciso considerar que muitas dessas dificuldades não se limitam somente ao âmbito escolar, visto que a própria formação do professor muitas vezes não o prepara para enfrentar estes problemas. Para base da nossa pesquisa, fizemos um trabalho com professoras de Matemática do Ensino Fundamental de um colégio em Foz do Iguaçu, e encontramos ali profissionais que não são simplesmente professoras, que vão à sala de aula apenas para cumprir um plano de ensino, mas educadoras que se preocupam com a formação integral do aluno. Assim realizou-se uma pesquisa qualitativa com essas professoras que abordaram algumas questões sobre a aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental, sendo apresentados alguns métodos e técnicas, atividades, lúdicas e de considerável eficácia na fixação de conteúdos, que foram desenvolvidos com os alunos deste colégio durante a elaboração desse trabalho.
Abstract: Given the motivation and aversion of many students from the sixth to the ninth year of elementary school for the discipline of mathematics, in which the difficulties of understanding the content provided in notes reflect below average, this study aims to identify the main difficulties in process of teaching and learning, as well as present some techniques to assist in the teaching of mathematics, since the highest learning disabilities are not in the new content, but in basic mathematics, especially in multiplication and division. However, one must consider that many of these difficulties are not confined only to the school environment, since the very formation of the teacher often does not prepare you to face these problems. To base our research, we work with mathematics teachers of elementary school from a school in Foz do Iguassu, and found that there are simply not professional teachers, who go to the classroom only to fulfill a teaching plan, but educators concerned with the integral formation of the student. So there was a qualitative study with these teachers that addressed some questions about the learning of mathematics in elementary school, some methods and techniques, activities, games and remarkably effective in setting contents, which were developed with the students of this college are presented during the preparation of this work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20825
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_45.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.