Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerrari, Fernando Augusto
dc.date.accessioned2020-11-24T14:21:42Z-
dc.date.available2020-11-24T14:21:42Z-
dc.date.issued2014-04-02
dc.identifier.citationFERRARI, Fernando Augusto. As causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior - Osasco SP. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20826-
dc.description.abstractThis work has as its theme the causes and consequences of school dropout of school youth and adults “AYE “in high school. In the first part of the paper discusses the development of technical education in Brazil, supported by the government , had proposed to link the vocational secondary to train skilled manpower that meets the capitalist production model of teaching and learning the ways of streamlining the engendered work with this system (Fordism, Taylorism and Toyotism ). With this educational reforms for high school reinforce the duality of the educational system in this stage of education, among those who do to continue the study and those who do training for hand labor. The research showed that educational reforms are permeated by the changing world of work and the constraints of the production system on them is also within this context. Finally the research highlights some factors that are considered relevant to truancy, among them we highlight the social and structural problems of the educational system and the material conditions of existence that motivate thousands of young people to leave school and go back up to work, apart from the difficulty of reconciling the most triple workday ended through access to education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEvasão escolar na educação de adultospt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectAdult education dropoutspt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleAs causas e consequências do índice de evasão escolar no ensino médio da Educação de Jovens e Adultos “EJA” Professor Antonio de Almeida Junior - Osasco SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática as causas e consequências do índice de evasão escolar do ensino de jovens e adultos “EJA” no ensino médio. Na primeira parte do trabalho aborda-se o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil, que apoiados pelo governo, tinham como proposta vincular o ensino profissionalizante ao ensino secundário para formar mão de obra qualificada que atendesse o modelo capitalista de produção e as formas de racionalização do trabalho engendradas com esse sistema (fordismo, taylorismo e toyotismo). Com isso as reformas educacionais para o ensino médio reforçam a dualidade do sistema educacional nessa etapa de ensino, entre aqueles que o fazem para dar continuidade nos estudos e aqueles que o fazem para formação de mão-de-obra. A pesquisa evidenciou que as reformas educacionais estão permeadas pelas mudanças no mundo do trabalho e as imposições do sistema produtivo sobre elas também se insere nesse contexto. Por fim a pesquisa evidencia alguns fatores que são considerados como relevantes para a evasão escolar, dentre eles, destacam-se os problemas sociais e estruturais do sistema educacional e as condições materiais de existência que motivam milhares de jovens a abandonarem a escola e voltar-se para o trabalho, além da dificuldade da maioria em conciliar a tripla jornada diária finalizada através do acesso à educação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoloto, Claudimara Cassoli
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_40.pdf918,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.