Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20831
Título: Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
Autor(es): Silva, Márcia Yuriko Nishimura da
Orientador(es): Gasparin, Priscila Pigatto
Palavras-chave: Educação afetiva
Educação de adultos
Aprendizagem de adultos
Affective education
Adult education
Adult learning
Data do documento: 30-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Márcia Yuriko Nishimura da. Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática evidenciar a contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ressaltando que é nesta modalidade que o vínculo afetivo se torna elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem e permanência do aluno na escola. Considerando que os alunos da EJA são compostos por um público heterogêneo em termos de faixa etária, vivências, culturas, níveis diferentes de conhecimentos matemáticos e científicos. Nesta perspectiva surge a afetividade na relação professor e aluno como ferramenta importante na motivação, no interesse pela aquisição do conhecimento científico e da aprendizagem de maneira significativa. Para salientar que a afetividade influencia no processo de ensino e aprendizagem da matemática na EJA, realizou-se pesquisa qualitativa de campo, com aplicação de questionários para alunos e professores da disciplina de matemática na modalidade EJA, do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Paranavaí (CEEBJA), complementando com revisão bibliográfica e comparações com outros artigos relacionados à afetividade. Através da pesquisa realizada foi possível observar a influência dos aspectos afetivos na aprendizagem como fator fundamental no interesse do aluno prosseguir os estudos. Evidenciando a importância de o professor refletir sobre sua prática metodológica e buscar a afetividade como instrumento na promoção de um ambiente favorável a aprendizagem.
Abstract: This work was thematic highlight the contribution of affect in mathematics education in the form of Youth and Adult Education (EJA), noting that the EJA is the emotional bond becomes a fundamental element in the teaching and learning process and students remaining in school. Whereas students EJA comprise a heterogeneous in terms of age audience, experiences, cultures, different levels of mathematical and scientific knowledge. In this perspective affection arises in the teacher and student as an important tool in motivation, interest in the acquisition of scientific knowledge and learning significantly. To emphasize the affective influences on the teaching and learning of mathematics in EJA process, conducted a qualitative field research with questionnaires for students and professors of mathematics at EJA embodiment, the State Center for Basic Education and Youth Adults from Paranavai (CEEBJA), complemented by a literature review and comparisons with other related articles affectivity. Through the survey it was possible to observe the influence of affective aspects of learning as a key factor in student interest in studying. Highlighting the importance of teachers reflecting on their methodological practice and seek affection as a tool in promoting a favorable environment for learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20831
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_59.pdf724,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.