Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20838
Título: Mídias na educação - uma proposta pedagógica pautada no uso de animações japonesas para o ensino de geografia
Autor(es): Esquiçati, Yuri Aleixo Barone
Orientador(es): Magalhães, Vanderlei Leopold
Palavras-chave: Recursos audiovisuais
Tecnologia educacional
Geografia - Estudo e ensino
Audio-visual materials
Educational technology
Geography - Study and teaching
Data do documento: 2-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ESQUIÇATI, Yuri Aleixo Barone. Mídias na educação - uma proposta pedagógica pautada no uso de animações japonesas para o ensino de geografia. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho busca apresentar o universo das mídias japonesas, especificamente as animações, conhecidas como animês, como proposta de recurso para o ensino de geografia. Foram escolhidas três animações, no qual se apresentou suas temáticas e discutiu-se sua aplicação como recurso em sala de aula, promovendo o desenvolvimento de atividades utilizando as animações. Em comunhão com a prática pedagógica em geografia, busca-se o desenvolvimento crítico dos alunos a partir do ponto de vista de que os mesmos são telespectadores. O trabalho apresenta não apenas propostas de como utilizar as devidas mídias como recurso, mas também, a possibilidade de desenvolvimento crítico dos alunos a partir do momento em que os mesmos são postos a analisar as mídias. A intenção do trabalho não se limita apenas em explorar o universo midiático nipônico como sendo a ferramenta ideal. A escolha de tal universo como fonte de recurso é fruto da alta aproximação do autor com a devida mídia o que facilitou suas análises.
Abstract: This study aims to present the universe of Japanese medias specifically animations, known as animês, as proposed resource for the teaching of geography. Three animations in which we present their thematic and develop proposals using the same activity were chosen. Along with the teaching of geography in development of critical viewer occurs, one that analyzes what is being absorbed when interacting with some media. Our intention is not just to explore the Japanese media universe as being the ideal tool, the choice of such a universe is the result of our interaction with the proper media which facilitates our analyzes, our proposal can be developed with whatever media facilitating the implementation practices by stakeholders.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20838
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_92.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.