Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20847
Título: Aprendizagem na alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental
Autor(es): Voidginski, Vanessa
Orientador(es): Santos Junior, Lucas Schenoveber dos
Palavras-chave: Crianças com distúrbios da aprendizagem
Alfabetização
Capacidade de aprendizagem
Learning disabled children
Literacy
Learning ability
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VOIDGINSKI, Vanessa. Aprendizagem na alfabetização de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: As dificuldades de aprendizagem geralmente são identificadas quando o pequeno educando ingressa no ensino formal, no momento em que deverá apropriar-se de saberes científicos dos quais antes não precisava. Dessa forma, na medida em que não consegue entender e assimilar os conteúdos mediados pelo professor, geralmente não alcança a média mínima esperada para progredir de série, podendo vivenciar situações contínuas de reprovação e inclusive abandonar a escola caso não tenha acesso a um Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, quando se analisa o processo de alfabetização e as dificuldades de aprendizagem que impedem a criança de se apropriar dos saberes necessários para a leitura e a escrita verifica-se que caso não vivencie um processo de intervenção específico às suas necessidades,não terá condições para dar continuidade aos seus estudos. Devido a este contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral a necessidade de entender o que são dificuldades de aprendizagem e como se refletem no desenvolvimento de alunos que vivenciam o processo de alfabetização de forma mais aprofundada, uma vez que tais saberes são indispensáveis para a atuação docente. Como metodologia foram realizadas diversas pesquisas bibliográficas que contribuíram para o entendimento da temática proposta e de campo onde foram analisadas as dificuldades de uma turma de educados matriculados no 3º ano do ensino fundamental I de uma escola pública Iguaçuense.
Abstract: Learning disabilities are usually identified when the student starts formal education and is expected to be author of his/her own knowledge acquisition. Thus, insofar as it fails to understand and assimilate the contents mediated by the teacher usually does not reach the minimum average expected to progress to further series, and may experience continuous disapproval and even quit school when Specialized Educational Services (ESA) are not offered. When analyzing the process of literacy and learning difficulties that hinder the child to appropriate the knowledge necessary for reading and writing it appears that the case not to experience a process of intervention specific to their needs , will not be able to continue their studies . Due to this context, this study aims to describe the need of understanding what learning disabilities are and how they reflect on the development of students who experience the literacy process in more depth, since such knowledge is essential to the performance teaching. As a research methodology, specific material was used in order to understand the proposed theme: learning difficulties. Als, the research was carried out on a 3rd grade of elementary school of the Public Education of Foz do Iguaçu.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20847
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_82.pdf307,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.