Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20849
Título: | A importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização |
Autor(es): | Cardoso, Ana Sartório |
Orientador(es): | Winter, Lairton Moacir |
Palavras-chave: | Psicologia do movimento Alfabetização Estratégias de aprendizagem Movement, Psychology of Literacy Learning strategies |
Data do documento: | 27-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CARDOSO, Ana Sartório. A importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Este trabalho tem como temática principal a importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização. Seu objetivo principal visa buscar elementos que possam possibilitar o entendimento de que o movimento do corpo, por ser uma linguagem natural da criança, quando não estimulado, pode acarretar em distúrbios de aprendizagem na alfabetização. A pesquisa se sustenta numa reflexão que possa proporcionar a discussão acerca das concepções que relacionem o desenvolvimento psicomotor aos objetivos educacionais pautados na alfabetização e no letramento. |
Abstract: | This work has as main theme the importance of psychomotor development in the field of literacy. Its main objective is to find elements that could enable the understanding of the movement of the body, because it is a natural language, when the child is not stimulated, can lead to disorders of learning in literacy. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20849 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_5.pdf | 817,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.