Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20849
Título: A importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização
Autor(es): Cardoso, Ana Sartório
Orientador(es): Winter, Lairton Moacir
Palavras-chave: Psicologia do movimento
Alfabetização
Estratégias de aprendizagem
Movement, Psychology of
Literacy
Learning strategies
Data do documento: 27-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARDOSO, Ana Sartório. A importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como temática principal a importância do desenvolvimento psicomotor para a alfabetização. Seu objetivo principal visa buscar elementos que possam possibilitar o entendimento de que o movimento do corpo, por ser uma linguagem natural da criança, quando não estimulado, pode acarretar em distúrbios de aprendizagem na alfabetização. A pesquisa se sustenta numa reflexão que possa proporcionar a discussão acerca das concepções que relacionem o desenvolvimento psicomotor aos objetivos educacionais pautados na alfabetização e no letramento.
Abstract: This work has as main theme the importance of psychomotor development in the field of literacy. Its main objective is to find elements that could enable the understanding of the movement of the body, because it is a natural language, when the child is not stimulated, can lead to disorders of learning in literacy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20849
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_5.pdf817,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.