Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20852
Título: A importância da brincadeira na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Andrea Aparecida Brilhante de
Orientador(es): Silva, Fausto Pinheiro da
Palavras-chave: Educação de crianças
Crianças - Desenvolvimento
Estratégias de aprendizagem
Jogos educativos
Early childhood education
Child development
Learning strategies
Educational games
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Andrea Aparecida Brilhante de. A importância da brincadeira na educação infantil. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho faz um estudo sobre a importância da brincadeira na educação infantil, com o objetivo de pesquisar como o professor vê o processo de ensino e aprendizagem em relação à brincadeira na pré-escola, apresentando-a como recurso facilitador deste processo, permitindo ao aluno, brincar e ao mesmo tempo aprender. Também investiga qual é a contribuição dos pais no desenvolvimento de seus filhos em relação a brincadeira. Ainda, apresenta algumas considerações sobre como os jogos, e brinquedos influenciam na socialização das crianças. Portanto, este trabalho foi realizado por meio de pesquisa de campo, com base bibliográfica em autores como Piaget, Vygotsky e outros, também foram usados sites da internet, dos quais foram recolhidas informações relevantes sobre o tema pesquisado. Com o resultado da pesquisa, percebeu-se que além de ser prazerosa, a brincadeira é fundamental para a aprendizagem de toda criança, proporcionando-a um momento de distração, conhecimento, troca de experiências, criatividade e uma melhor socialização.
Abstract: This paper makes a study on the importance of play in early childhood education, aiming to investigate how the teacher sees the process of teaching and learning about the game at the preschool, presenting it as a resource facilitator of this process, allowing the student, play and learn at the same time. It also investigates what is the contribution of parents in the development of their child regarding the game. It also presents some considerations about the games, toys and influence in the socialization of children. Therefore, this work was conducted through field research, based on literature authors such as Piaget, Vygotsky and others, were used internet sites , which were collected relevant information about the topic searched. With the result of the research, it was realized that in addition to being pleasurable, play is fundamental to learning of every child, providing a moment of distraction, knowledge, exchange experiences, creativity and better socialization.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20852
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_8.pdf232,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.