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Título: O desafio da inclusão no ambiente escolar: um estudo no município de Nova Londrina, PR
Autor(es): Correia, Clacy Somenzi
Orientador(es): Carvalho, Andriele de Prá
Palavras-chave: Inclusão escolar
Educação inclusiva
Educação - Participação dos pais
Mainstreaming in education
Inclusive education
Education - Parent participation
Data do documento: 26-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CORREIA, Clacy Somenzi. O desafio da inclusão no ambiente escolar: um estudo no município de Nova Londrina, PR. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: No contexto histórico da educação especial, evidencia-se em um período anterior ao século XX, a segregação e a privação dos deficientes do convívio social. Após este período, a aceitação passa a ser concretizada através de iniciativas de desinstitucionalização e o crescente engajamento da sociedade civil e da política na educação. Apesar de inúmeras conquistas e discussões, ainda nos deparamos com grandes dificuldades, principalmente as que são causadas pelo estigma e pelo preconceito em relação às diferenças e a inclusão. Dessa forma, o presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e teve como temática discutir o desafio da inclusão no ambiente escolar, tendo como objetivo geral, retratar o histórico da proposta da escola inclusiva, discutindo sobre a reorganização da educação especial e refletindo sobre a importância de uma formação docente que contribua para o desenvolvimento de uma educação que respeite a diversidade Abordar a trajetória histórica da educação das pessoas com necessidades educacionais especiais, desde os atendimentos segregativos até os processos inclusivos, apresentando alguns conceitos necessários à compreensão do que é educação especial e sobre como são identificados quadros que constituem sujeitos atendidos pela educação especial. Foi realizado também uma pesquisa de campo, no propósito de conhecer a concepção do professor quanto a política inclusiva do município pesquisado.
Abstract: In the historical context of special education, it is evident in a pre-twentieth century period, segregation and deprivation of disabled people's social life. After this period, the acceptance shall be achieved through initiatives of deinstitutionalization and the increasing engagement of civil society and politics in education. Despite many achievements and discussions, we are still encountering great difficulties, especially those caused by stigma and prejudice about differences and inclusion. Thus, this study was conducted through a literature search and had as its theme discuss the challenge of inclusion in the school environment, having as main objective, to portray the history of the proposal of the inclusive school, discussing the reorganization of special education and reflecting on the importance of teacher education that contributes to the development of an education that respects diversity Addressing the historical trajectory of education of people with special educational needs , from segregativos calls to the inclusive processes , presenting some concepts necessary for understanding of what education is and how special frames that are served by special education subjects are identified. A field survey was also conducted in order to know the design of teacher and inclusive policy of the municipality sampled.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20860
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