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Título: A avaliação e a educação infantil
Autor(es): Caetano, Celia Sperandio
Orientador(es): Obana, João Enzio Gomes
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento - Testes
Education - Evaluation
Learning Potential Assessment Device
Child development - Testing
Data do documento: 10-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAETANO, Celia Sperandio. A avaliação e a educação infantil. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Nos últimos anos a Educação Infantil tem sido objeto de pesquisa em diferentes vertentes, principalmente por abandonar o caráter assistencialista e priorizar o desenvolvimento integral da criança. Partindo do princípio educativo os recursos e planejamentos didáticos mudaram, consequentemente a avaliação começa a ser pensada também na perspectiva da Educação Infantil. Com base nisso, o presente trabalho procura pontuar o conceito de avaliação, bem como sua utilização ou não na Educação Infantil, especificamente em turmas de Pré II de uma Escola Municipal de Umuarama. Entende-se que a avaliação na Educação Infantil deve ser vista como parte de desenvolvimento de potencialidades dos alunos, preparação de novos indivíduos para a sociedade, num processo contínuo, formativo e processual que não tem caráter punitivo ou classificatório, mas, sim o de diagnosticar a aprendizagem para que o professor possa fazer a intervenção necessária. Diante disso, serão necessárias as seguintes problemáticas: Como acontece o processo avaliativo dos alunos da Educação Infantil? Em que momentos são utilizados atividades avaliativas? Como acontece o arquivamento das atividades avaliativas? Há pautas avaliativas pré-determinadas? Para fundamentar o estudo, buscou-se base teórica em autores como Hoffman (1966) que refere-se à avaliação e Piaget (1970) no que trata ao desenvolvimento infantil.
Abstract: In recent years Early Childhood Education has been the subject of research in various aspects, especially for abandoning the paternalistic character and prioritize the development of the child. Starting from the principle educational resources and teaching plans have changed, therefore the assessment beginning to be designed from the perspective of early childhood education. Based on this, the present work tries to score the concept of evaluation as well as its use or not in kindergarten, specifically in classes Pre II of a Municipal School Umuarama. It is understood that the assessment in Early Childhood Education must be seen as part of the development potential of students, preparation of new individuals to society in a continuous, formative and procedural process that has no punitive or classificatory nature, but rather to diagnose learning so that the teacher can make the necessary intervention. Therefore, we raise the following problem: As the evaluation process of students from kindergarten? Moments where evaluation activities are used? As filing of evaluation methods? There are pre-determined evaluative agendas? To support the study, we sought theoretical basis of authors such as Hoffman (1966) that refers to evaluation and Piaget (1970) which deals in child development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20864
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