Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20868
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Adriana de Carvalho
dc.date.accessioned2020-11-24T14:27:09Z-
dc.date.available2020-11-24T14:27:09Z-
dc.date.issued2013-12-06
dc.identifier.citationMEDEIROS, Adriana de Carvalho. Quando novos personagens entram em cena: a fotografia e o ensino de história regional no município de Loanda. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20868-
dc.description.abstractIn the constitution of the Brazilian school system, it is possible to perceive that popular education, as a rule, was not considered a major issue. In this sense, the discipline of history has been integrated into the school curriculum as a way to strengthen and confirm a positivist and elitist version of the history, where the working class does not act as protagonists of social processes. This factor can be proven to be observed in both Curricular Education as the Curriculum as a preference for National and World History at the expense of Local History. From literature review, documentary and application of field research aimed to reflect on the use of photography for teaching regional history (1952 - 1975) in the early years of elementary school in the city of Loanda, identifying this source as a supplier of new looks and ability to identify the characters in the social constitution of local history in regions of recent history.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFotografia na educaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhotography in educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleQuando novos personagens entram em cena: a fotografia e o ensino de história regional no município de Loandapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNa constituição do sistema escolar brasileiro, é possível perceber que a educação popular, via de regra, não foi considerada como assunto primordial. Neste sentido, a disciplina de História foi integrada ao currículo escolar como forma de fortalecer e confirmar uma versão positivista e elitista da história, onde a classe trabalhadora não atua como protagonista dos processos sociais. Tal fator, pode ser comprovado ao ser observada tanto nas Diretrizes Curriculares da Educação como nos Parâmetros Curriculares, uma preferência pela História Universal e Nacional e detrimento da História Local. A partir de revisão bibliográfica e documental, e aplicação de pesquisa de campo objetiva-se refletir sobre a utilização da fotografia para o ensino de história regional (1952 – 1975) nos anos iniciais do ensino fundamental no Município de Loanda, identificando esta fonte como fornecedora de novos olhares e possibilidade de identificação dos personagens sociais na constituição da história local em regiões de história recente.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_102.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.