Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20870
Título: | Encaminhamentos pedagógicos sócios interacionistas para o ensino fundamental I |
Autor(es): | Barbosa, Flaviany Gomes de Moura Botelho |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Alfabetização Interacionismo simbólico Ensino - Meios auxiliares Literacy Symbolic interactionism Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 13-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | BARBOSA, Flaviany Gomes de Moura Botelho. Encaminhamentos pedagógicos sócios interacionistas para o ensino fundamental I. 2013. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como temática a investigação dos encaminhamentos pedagógicos adotados na alfabetização de crianças matriculadas no ensino fundamental I, em específico nas 1º e 2º séries, sob a perspectiva do sócio interacionismo. A pesquisa foi realizada no Colégio Global de Umuarama, escola que fundamenta sua proposta pedagógica na mesma teoria. Inicialmente foi realizada uma abordagem geral sobre o construtivismo, base de apoio para o surgimento do interacionismo, e posteriormente foi realizada uma breve revisão bibliográfica sobre alguns teóricos defensores do interacionismo como metodologia de ensino. Para operacionalizar a pesquisa de campo, investigou-se a prática pedagógica em comparação à teoria realizada no Colégio Global de Umuarama. |
Abstract: | This work was the subject of investigation adopted in teaching literacy referrals of children enrolled in elementary school, in particular in the 1st and 2nd series, from the perspective of social interactionism. The research was conducted at the Global Umuarama school that is based on the same theory. Initially it held a general approach on constructivism, a support for the emergence of interactionism, and then we provide a brief literature review on some theoretical advocates of interactionism as teaching methodology. To complete the survey, we investigated the pedagogical practice compared to theory held at the Global College of Umuarama. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20870 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_106.pdf | 13,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.