Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20871
Título: A função do pedagogo na gestão democrática
Autor(es): Negri-Sakata, Vania
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Pedagogos
Escolas - Organização e administração - Participação dos pais
Instalações escolares - Administração
Pedagogus
School management and organization - Parent participation
School plant management
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NEGRI-SAKATA, Vania. A função do pedagogo na gestão democrática. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a função do pedagogo na gestão democrática, o importante papel que esse profissional desempenha dentro uma instituição de ensino público nos moldes democráticos. Essa função requer compreensão global da sociedade, bem como apreensão das particularidades locais onde está inserida a escola. O pedagogo é a pessoa dentro de uma instituição que analisa, estuda e procura meios para alcançar o objetivo da escola para formar cidadãos preparados e qualificados para os desafios demandados pela sociedade. A gestão democrática requer a participação de todos: gestores, funcionários em geral da escola, alunos e seus familiares e toda comunidade interessada em participar da vida escolar. Cada parte integrante tem liberdade para se expressar e opinar, porém cada um tem sua função não cabendo apenas opinar é preciso que todos assumam sua responsabilidade para que de fato aconteça a gestão democrática. O individualismo não é característica na gestão democrática, apenas o coletivo, o consenso é considerado valido. Para conhecer um pouco do trabalho democrático, previsto pela Constituição do Brasil de 1988, foi realizada pesquisa de campo descritiva e quantitativa através de questionário aplicado com pedagogas em escolas públicas de Goioerê, Paraná, onde foi fornecido uma base para que pudesse conhecer e analisar como está sendo realizado o trabalho pedagógico democrático na realidade desta cidade.
Abstract: Este trabajo tuvo como tema el papel del pedagogo en la gestión democratica, el importante papel que desempeña dentro de la institución de educación pública en forma democrática. Esta función requiere de la comprensión de la sociedad, así como la incautación de la escuela local donde opera. El pedagogo es la persona dentro de una institución que analiza, estudia y busca la manera de lograr el objetivo de la escuela para educar a los ciudadanos capacitados y preparados para los retos que demanda la sociedade. La gestión democrática requiere la participación de todos: directivos, personal general de la escuela, los estudiantes y sus familias y toda la comunidad interesada en participar en la vida escolar. Cada parte tiene la libertad de expresar y opinar, pero cada uno tiene su función no sólo opine todos tenemos que asumir la responsabilidad de lo que ocurre gestión democrática. El individualismo no es característico en la gestión democrática, sólo el consenso colectivo se considera válido. Para conocer un poco de trabajo democrático, proporcionado por la Constitución de Brasil, en 1988, se llevó a cabo la investigación de campo, los medios descriptivos y cuantitativos del cuestionario con los educadores en Goioerê escuelas públicas, Paraná, donde se proporcionó una base para poder conocer y analizar cómo el trabajo se está haciendo en la realidad pedagógica democrática de esta ciudad.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20871
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_114.pdf866,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.