Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20890
Título: Discussões sobre a indisciplina
Autor(es): Magalhães, Valdirene Alexandrino Reis
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Disciplina escolar
Educação - Participação dos pais
Aprendizagem
School discipline
Education - Parent participation
Learning
Data do documento: 3-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MAGALHÃES, Valdirene Alexandrino Reis. Discussões sobre a indisciplina. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Esta pesquisa está embasada em parâmetros teóricos compostos por estudos e reflexões de diversos autores que buscam discutir a questão da falta de limites na vida familiar da criança, impulsionando a indisciplina na escola, tendo como objetivos investigar como os professores, pais e alunos concebem a indisciplina escolar. Foram entrevistados trinta e cinco alunos do quinto ano, trinta e cinco pais e doze professoras que lecionam do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Hermeto Botelho, localizada na cidade de Paranavaí – Pr. Pesquisas apontam que o diálogo é a forma mais eficaz para lidar com a indisciplina do aluno. As falas das professoras indicam que tanto a vida familiar e estudantil quanto a formação inicial e continuada do professor influenciam na concepção que eles têm sobre a indisciplina. O trabalho apresenta proporciona análise da falta de limites e da indisciplina instalada nas escolas públicas e particulares como agravante para o desenvolvimento da aprendizagem e preocupação constante da equipe pedagógica e administrativa das instituições de ensino. Destacou-se também o envolvimento familiar para a promoção agravante deste fator e, da mesma forma, para amenizar os aspectos propulsores da indisciplina dentro da sala de aula. Foi possível entender que a indisciplina tem várias faces e que vem se agravando a cada dia, contudo, o apoio da família, auxiliando professores e equipe pedagógica, é fator fundamental para amenizar o problema.
Abstract: This research is grounded in theoretical parameters compounds by studies and reflections of many authors that seek to discuss the issue of the lack of limits on family life of the child, driving indiscipline in schools, with the objective to investigate how teachers, parents and students conceive indiscipline school. Thirty-five fifth graders, thirty-five parents and twelve teachers who teach from first to fifth year of elementary school at the Municipal School Hermeto Botelho, located in Paranavai-Pr were interviewed. Surveys show that dialogue is the most effective way to deal with indiscipline student. The testimonies of the teachers indicate that both family and student life as the initial and continuing teacher education influence the design they have on indiscipline. The work presented provides analysis of the lack of boundaries and discipline installed in public and private schools as an aggravating factor for the development of learning and constant concern of the teaching and administrative staff of educational institutions. Also notable was the family involvement to promote this aggravating factor, and similarly, to mitigate the propulsive aspects of indiscipline in the classroom. It could be understood that indiscipline has many faces and that has been worsening every day, however, the support of family, assisting teachers and teaching staff, is critical to minimize the problem factor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20890
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_119.pdf398,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.