Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20898
Título: Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire
Autor(es): Nascimento, Sandra Mara do
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Educação de adultos
Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Adult education
Teaching - Methodology
Learning
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NASCIMENTO, Sandra Mara do. Educação de jovens e adultos EJA, na visão de Paulo Freire. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paranavaí, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a modalidade de ensino EJA-educação de jovens e adultos sob a visão do educador e precursor da educação de jovens e adultos, Paulo Freire, abordou os principais resultados mediante pesquisa de campo, em busca de compreender a metodologia aplicada e qual suas contribuições nessa modalidade de ensino. Foi realizada a pesquisa na escola Jaime Canet, situada na cidade de Paranavaí, na rua Ettore Giovine, s/n, jardim São Cristovão, cujo objetivo é identificar qual a metodologia aplicada pelos profissionais que se dedicam com as turmas de jovens e adultos, e o conhecimento que os mesmos tem das metodologias que contribuem com essa modalidade de ensino, baseando-se assim nos estudos do educador Paulo freire. Os dados foram coletados com alunos e com o professor (a) do ensino fundamental 1,que compreende uma turma de 24 alunos com idade a partir de 15(quinze) anos, e somente um professor, onde na respectiva escola atende uma turma seriada de educação de jovens e adultos de modo que atende o ciclo 1 (um ) e 2 (dois) que compreende de 1º ao 4º ano. Com estudos das obras de Paulo Freire, baseando-se em sua metodologia de ensino, foi realizado um trabalho de observação contínua, entrevista com questionário fechado e aberto ao professor(a), e aos alunos questionário fechado acompanhado de diálogo, que permitiu fazer diagnóstico da amostra coletada. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a educação de jovens e adultos - EJA, na atualidade, e qual é a contribuição na aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada e o verdadeiro papel da escola na sociedade.
Abstract: This work had as its theme the teaching modality EJA - education of youth and adults under the vision of educator and pioneer of education for youth and adults, Paulo Freire, addressing the main results through field research, seeking to understand the methodology and which their contributions to this type of education. The research was conducted in school Jaime Canet, located in the city from Paraná, in the street Ettore Giovine, s/n, Garden St. Christopher, whose aim is to identify which methodology applied by professionals who are dedicated to the group of youngsters and adults, and knowledge that they have methodologies that contribute to this type of education, based on the studies so the educator Paulo Freire. Data were collected from students and the teacher (a) primary school 1, which comprises a group of 24 students aged from fifteen (15) years, and only one teacher, where the respective school serves a group of serial education of youth and adults so that meets the cycle one (1) and two (2) comprising 1st to 4th year. With studies of the works of Paulo Freire, based on their teaching methodology, work was carried out continuous observation, interview questionnaire enclosed with the teacher (a), and students report questionnaire accompanied by dialogue, which produced diagnostic sample collected. This research serves as knowledge and identification as in the education of youth and adults - EJA, today , and what is the contribution to the learning and lives of students , in order to reflect and review the methodology, reviewing the true role school in society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20898
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_116.pdf294,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.