Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20902
Título: Métodos de aprendizagem no ensino de física para alunos surdos
Autor(es): Marques, Ana Leila
Orientador(es): Valentin, Silvana Mendonça Lopes
Palavras-chave: Surdos - Educação
Ensino - Meios auxiliares
Inclusão escolar
Deaf - Education
Teaching - Aids and devices
Mainstreaming in education
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARQUES, Ana Leila. Métodos de aprendizagem no ensino de física para alunos surdos. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Com o advento da inclusão no sistema do Ensino Comum, os alunos surdos estão constantemente em contato com todas as disciplinas, entre elas, a FÍSICA, a qual foi objeto de estudo deste trabalho. Por sua vez, é sabido que os métodos atuais não garantem aprendizagem para os alunos ouvintes nem para os alunos surdos, uma vez, que estes necessitam de uma adequação de conteúdos, de métodos, e metodologias diferenciadas. A abordagem do tema que fala sobre métodos que facilitam aprendizagem no ensino de FÍSICA dos alunos surdos, baseia-se nas dificuldades dos professores do Ensino Comum, em preparar e explorar suas aulas, considerando os alunos surdos inclusos na sala de aula. Esta pesquisa consiste em compreender como acontece a aprendizagem dos alunos surdos na disciplina de FÍSICA, bem como, identificar os métodos de ensino. Com a pesquisa bibliográfica e qualitativa, fez-se uso de questões abertas e fechadas, nas quais tiveram que responder sobre sua atuação em sala de aula com alunos surdos. Para os estudantes surdos e os ouvintes, foram realizadas entrevistas, as quais relataram as maiores dificuldades em relação às metodologias utilizadas pelos professores. Pretendeu-se com este instrumento, saber como acontece a interação dos mesmos durante as aulas, e como gostariam que fossem explorados os conteúdos. A análise dessas questões proporcionou levantar algumas contradições referentes aos tipos de métodos aplicados pelos professores em sala de aula e aos tipos de metodologias que os surdos têm maior preferência.
Abstract: With the advent of inclusion in the Common education system, the deaf students are constantly in contact with all disciplines, including physics, which has been the object of study of this work. In turn, it is known that the current methods do not guarantee learning for student’s listeners nor for deaf students, once, that they require a suitability of content, methods, and differentiated methodologies. The approach of the topic which talks about methods that facilitate learning in physics teaching of deaf students, based on the difficulties of the common school teachers in preparing and exploring their classes, considering the students included in the classroom. This research is to understand how learning happens of deaf students in the discipline of physics, as well as, identifying the teaching methods. With the bibliographical research and qualitative, made use of specific questionnaires for teachers with open and closed questions, in which they had to answer about his performance in the classroom with students who are deaf. For the students and listeners were interviewed in which they reported their major difficulties with regard to the methodologies used by teachers. Intended with this instrument, known as the interaction of them during class, and how would that be exploited by the contents. The analysis of these issues has given up some contradictions concerning the types of methods used by teachers in the classroom and to the types of methodologies that deaf people have higher preference.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20902
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_7.pdf622,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.