Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBuniotti, Daniel
dc.date.accessioned2020-11-24T14:32:33Z-
dc.date.available2020-11-24T14:32:33Z-
dc.date.issued2014-04-02
dc.identifier.citationBUNIOTTI, Daniel. O computador e a internet como instrumentos de aprendizagem nas salas de recurso. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20905-
dc.description.abstractConsidering the school as an environment conducive to building any knowledge at all, the theme of this study is the computer and the internet used as tools to facilitate the learning of students who attend the multifunctional hall I, also known as Living Resources (SR). The objective is to analyze the pedagogical possibilities of the internet and computer teachers working in Multifunction I rooms, pointing out how technology can be very suitable in school , thus easing the learning gaps of students that attend . To do so, we performed a literature search on authors who advocate the use of computers and the Internet in the school environment as a result sought to be understood by reading official documents from the Secretary of State of Paraná Education (SEED) as the operation of multi-purpose resources , who intended these rooms and also a field research conducted through a questionnaire administered to ten teachers who work in resource rooms of three state establishments from Paraná, with questions related to use of computer and the internet as a facilitator of learning. Finally, suggestions for how to use the Internet and computer learning of students attending multifunctional room features 1. Through this research it appears that although schools analyzed, have a multifunctional well structured with technological devices such as tablet, laptop, desktop computer, digital camera, plasma TV and broadband internet access, room teachers do not use as a methodological tool. It follows therefore, that there is need to encourage and empower these professionals for use of technological media, considering that the teaching work of multi-functional features to be fully differentiated from the common school class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleO computador e a internet como instrumentos de aprendizagem nas salas de recursopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoConsiderando a escola como um ambiente propício para construção de todo qualquer conhecimento, a temática desse estudo é o computador e a internet utilizados como instrumentos facilitadores na aprendizagem dos alunos que frequentam a sala multifuncional I, também denominada Sala de Recursos (SR).O objetivo é analisar as possibilidades pedagógicas da internet e do computador pelos professores que atuam nas salas Multifuncionais I, apontando como a tecnologia pode ser muito bem adequada na escola, amenizando assim, as defasagens de aprendizagem dos alunos que as frequentam. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em autores que defendem a utilização do computador e da internet no ambiente escolar, na sequência buscou-se entender por meio de leituras em documentos oficiais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED) como é o funcionamento das salas de recursos multifuncionais, a quem se destinam essas salas e ainda, uma pesquisa de campo realizada por meio de um questionário aplicado a dez professores que atuam nas salas de recursos de três estabelecimentos estaduais de Paranavaí, com questões voltadas a utilização do computador e da internet como instrumento facilitador da aprendizagem. Para concluir, sugestões de como utilizar a internet e o computador na aprendizagem dos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncional 1. Por meio dessa pesquisa verifica-se que embora as escolas analisadas, tenham uma sala multifuncional bem estruturada com equipamentos tecnológicos como tablet, notebook, computador de mesa, máquina digital, televisão de plasma, e acesso a internet banda larga, os professores não os utilizam como instrumento metodológico. Conclui-se dessa forma, que há necessidade de estimular e capacitar esses profissionais para utilização das mídias tecnológicas, tendo em vista que o trabalho pedagógico das salas de recursos multifuncionais deve ser diferenciado completamente da escolarização da classe comum.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alípio Cortes
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_23.pdf473,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.