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Título: O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
Autor(es): Assis, Marcelo de
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Exercícios físicos
Atitudes em relação à saúde
Estudantes
Exercise
Health attitudes
Students
Data do documento: 16-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ASSIS, Marcelo de. O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividades Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas. Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí – PR, para desenvolvera a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou- se que a maioria desenvolve a temática saúde escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio da escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada á saúde, desenvolvem uma maior desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados á saúde e corpo. As tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliação teóricas práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estimulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a prática de Atividades Físicas está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20906
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