Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Cristiane Eva da Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:32:52Z-
dc.date.available2020-11-24T14:32:52Z-
dc.date.issued2013-12-13
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiane Eva da Silva. A utilização de jogos no processo no ensino fundamental I: um estudo bibliográfico. 2013. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20907-
dc.description.abstractThis paper proposes to present alternative learning through games, raising awareness of the importance of intellectual and motor school education to become a complete person who knows his social role. Besides building through literature searches a theoretical basis to support the theme, highlighting the importance of games as an aid to learning fun and effective, proposing the construction of challenges, strategies, reasoning, creativity, among others. Analyzing the importance of motivation in the educational environment, this study becomes crucial to propose the discussion of this issue , and highlight the role that games can play in building a more motivated and dynamic learning . The aim of this study was to understand how the educational process in the early grades of elementary school can be streamlined through games and fun activities, integrating the various basic disciplines. And the specific objectives were: Build, through literature searches a theoretical basis to support the theme; analyze how games can assist in the process of teaching and learning enjoyable and pleasant; underscore the importance of playfulness in the educational process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleA utilização de jogos no processo no ensino fundamental I: um estudo bibliográficopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe apresentar alternativas de aprendizagem através de jogos, conscientizando sobre a importância de uma educação escolar intelectual e motora para se tornar uma pessoa completa, que saiba seu papel social. Além de construir, através de pesquisas bibliográficas, um embasamento teórico para fundamentar o tema proposto, destacando a importância de jogos como um auxílio para uma aprendizagem lúdica e eficaz, propondo a construção de desafios, estratégias, raciocínio, criatividade, dentre outros. Analisando a importância da motivação no ambiente educacional, este estudo torna-se fundamental para propor a discussão desta temática, e destacar o papel que os jogos podem assumir na construção de um aprendizado mais motivado e dinâmico. O objetivo geral deste estudo foi compreender como o processo educacional nas séries iniciais do ensino fundamental pode ser dinamizado através de jogos e atividades lúdicas, integrando as diversas disciplinas básicas. E os objetivos específicos, foram: Construir, através de pesquisas bibliográficas, um embasamento teórico para fundamentar o tema proposto; Analisar como os jogos podem auxiliar num processo de ensino aprendizagem prazeroso e agradável; Destacar a importância da ludicidade no processo educacional.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_22.pdf408,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.