Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20925
Título: Histórico da inclusão da língua inglesa no ensino médio e desafios atuais para o processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Zanferrari, Caroline Barbosa
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Estratégias de aprendizagem
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
English language - Study and teaching - Foreign speakers
Learning strategies
Interlanguage (Language learning)
Data do documento: 31-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZANFERRARI, Caroline Barbosa. Histórico da inclusão da língua inglesa no ensino médio e desafios atuais para o processo de ensino e aprendizagem. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a discussão sobre a implementação da Língua inglesa no currículo escolar do Ensino Médio, as dificuldades enfrentadas pelo professor que leciona essa disciplina, na escola regular, bem como as respectivas práticas para dirimi-las. Tal assunto foi escolhido em razão da importância da língua inglesa na atualidade como uma das principais ferramentas de crescimento pessoal e profissional. O campo de pesquisa se deu em escola regular, pública e particular, como forma de demonstrar a realidade do ensino da disciplina, isto é, a falta de oportunidade que a maioria dos alunos tem em cursar a língua inglesa em escolas de idioma. Os resultados da pesquisa nos evidenciam que os professores, ainda que se empenhem em testar novas técnicas e metodologias de ensino, sofrem com o desinteresse e indisciplina por parte dos alunos. Dessa forma, foram propostos neste trabalho sugestões de melhorias para serem utilizadas em sala de aula, estimulando os alunos ao aprendizado e facilitando o processo de ensino aos professores.
Abstract: This work had as thematic discussion about English language implementation in High School and difficulties faced by their English teachers from regular schools and what they usually do to eliminate them. This subject was choosen because of the importance of English as personal and professional development instruments. Research has been done in regular schools, public and particular, so it could demonstrate the reality of English teaching, it means, lack of opportunity of studying in language schools. Teachers do a great job when they use new technics in their work but they suffer with student behavior. Thus, this work tried to show the best suggestions for being used in the classroom, stimulating students to learning more and making teaching process easier.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20925
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_18.pdf538,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.