Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20931
Título: O trabalho pedagógico frente à disgrafia no ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Cléber dos Santos de
Orientador(es): Valentin, Silvana Mendonça Lopes
Palavras-chave: Aprendizagem
Grafologia
Inabilidade na leitura
Learning
Graphology
Reading disability
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Cléber dos Santos de. O trabalho pedagógico frente à disgrafia no ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A disgrafia é caracterizada por problemas com a linguagem e escrita, as quais dificultam a comunicação de ideias e de conhecimentos, através desse específico canal de comunicação. O objetivo principal desta monografia é o estudo das dificuldades específicas de aprendizagem em crianças, com ênfase para as questões relacionadas ás características da disgrafia, e aumentar o conhecimento de alunos e professores acerca desses distúrbios, bem como saber identificá-los quando se apresentar nas salas de aula. Toda a revisão de literatura foi fundamentada em consultas e pesquisas de especialistas na área. Para atingir estas informações foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um questionário qualitativo com professores de níveis fundamental, de uma escola municipal do município de Guairaçá, tendo como resultado a importância de informações mais aprofundadas sobre este assunto, e a participação mais ativa dos pais para que juntos possam oferecer uma educação de qualidade e digna para os alunos disgrafia. Enfim é fundamental entender e saber lidar com as necessidades de cada um.
Abstract: Dysgraphia is characterized by problems with written language, which hinders the communication of ideas and knowledge through this particular channel of communication. The main objective of this monograph is the study of specific learning difficulties in children, with emphasis on issues related to characteristics dysgraphia, and increase the knowledge of students and teachers about these disorders, as well as learn to identify them when present in rooms class. Entire literature review was based on consultation with experts in the field of research. To achieve this information a literature search and a qualitative questionnaire with teachers from elementary levels, a municipal school in the municipality of Guairaçá, resulting in the importance of in-depth information on this and more active participation of parents so that together was held can provide a quality education for students and dignified finally dysgraphia is critical to understand and deal with the needs of each
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20931
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_22.pdf762,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.