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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20941
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fukuda, Andressa Mayra dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:38:17Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:38:17Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-24 | - |
dc.identifier.citation | FUKUDA, Andressa Mayra dos Santos. Inclusão escolar: a deficiência visual em questão. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20941 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to identify the difficulties in teaching and learning in the inclusion of students with specific needs visual disabilities (low vision) as well as the verification of the use of adaptive equipment used in class institution in the discipline of Portuguese. The methodology used in this study was a qualitative one based on a case study in the State College Carlos Drummond de Andrade, located in the city of Foz do Iguaçu - PR and intended to analyze and describe how the student's behavior with specific need before the other classmates with the teacher of Portuguese and teaching staff, and is exploring the use of assistive technologies and alleviate the difficulties encountered by the student in this context. Through this research verified the student-student interaction by providing assistance to their colleagues in the classroom, the student-teacher interaction that was demonstrated by the concern of the teacher in helping students and promote adaptations in tests and activities in the classroom. The teaching staff-student interaction was demonstrated by the proposition by the teaching staff in the use of magnifying glass by the student. We try to propose assistive technologies, but we are faced by the student who had the same aid from the college with purchase of loupes, and was unsuccessful. We understand that the institution provides educational and assistive technologies available to the student, however it prefers that assist classmates, we also noticed the need for monitoring the interaction of family and teaching staff in the formulation of Project Political. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Baixa visão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Low vision | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar: a deficiência visual em questão | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem na inclusão de aluno com necessidade específica deficiência visual (baixa visão), bem como, a verificação do uso de adaptações utilizadas na instituição nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de cunho qualitativo com base em um estudo de caso no Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade, localizado no município de Foz do Iguaçu – PR e teve a intenção de analisar e descrever como é o comportamento do aluno com necessidade específica perante os demais colegas da classe, com a professora de Língua Portuguesa e a equipe pedagógica, e se é explorado o uso de tecnologias assistivas e amenizar as dificuldades encontradas pelo aluno nesse contexto. Através desta pesquisa verificamos a interação aluno-aluno pela ajuda que seus colegas proporcionam em sala de aula, a interação aluno-professor que ficou demonstrada pela preocupação da professora em auxiliar o aluno e promover adaptações nas provas e atividades em sala de aula. A interação aluno-equipe pedagógica foi demonstrada pela proposição por parte da equipe pedagógica no uso de lupa pelo aluno. Tentamos propor tecnologias assistivas, mas nos deparamos por parte do aluno que o mesmo teve auxílio por parte do colégio com aquisição de lupas, e não obteve êxito. Entendemos que a instituição educacional proporciona e disponibiliza tecnologias assistivas para o aluno, contudo o mesmo prefere que os colegas de classe o auxiliem, também verificamos a necessidade do acompanhamento familiar e a interação da equipe pedagógica na formulação do Projeto Político Pedagógico. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Valentin, Silvana Mendonça Lopes | - |
dc.subject.cnpq | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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