Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20942
Título: A importância da música no processo de ensino aprendizagem de espanhol
Autor(es): Loewenstein, Neide Maria
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Língua espanhola
Influência musical
Música na educação
Música e linguagem
Aquisição da segunda língua
Spanish language
Music, Influence of
Music in education
Music and language
Second language acquisition
Data do documento: 23-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOEWENSTEIN, Neide Maria. A importância da música no processo de ensino aprendizagem de espanhol. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A problematização que incentivou a realização desta pesquisa foi o uso da música no Ensino Fundamental e Médio como instrumento facilitador da aprendizagem da Língua Espanhola para estudantes brasileiros. Teve como objetivo investigar a importância da música no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de espanhol do Centro de Língua Estrangeira Moderna do Colégio Estadual João Manoel Mondrone e Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva, ambos de Medianeira – PR. A investigação se constituiu em uma pesquisa aplicada, com entrevista e pesquisa bibliográfica. Participaram quatro (4) professoras e vinte (20) estudantes. Todos os entrevistados consideraram a música como uma estratégia importante para o ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, sendo apontada como facilitadora da aprendizagem.
Abstract: El cuestionamiento que animó a esta investigación fue la utilización de la música en La enseñanza Fundamental y Mediana como facilitador del aprendizaje de la Lengua Española por estudiantes brasileños. El objetivo fue investigar la importancia de La música en la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos estudiantes de español en el Centro de Lenguas Modernas (CELEM) en el colégio João Manoel Mondrone y de la enseñanza mediana en el colégio Marechal Arthur da Costa e Silva, ambos de la ciudad de Medianeira - PR. La investigación consistió en una encuesta aplicada, con entrevista y investigación bibliográfica. Asistió a cuatro(4) maestros y veinte (20) estudiantes. Todos los encuestados consideron la música como una importante estrategia para la enseñanza y el aprendizaje del español como lengua extranjera, siendo designado como facilitador del aprendizaje de la lengua española.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20942
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_19.pdf388,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.