Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrancescon, Geni Celir de Rosso
dc.date.accessioned2020-11-24T14:39:57Z-
dc.date.available2020-11-24T14:39:57Z-
dc.date.issued2012-11-23
dc.identifier.citationFRANCESCON, Geni Celir de Rosso. Ecopedagogia: uma metodologia autossustentável aliada à educação escolar. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20951-
dc.description.abstractThe research perspective the incentive to stimulate awareness about the exploitation of resources, natural and industrial, in commercial, industrial, and public buildings, aiming to meet the needs, places with respect to the reuse and recovery of water and processing of industrial waste recycled, encouraging practices of sustainable coexistence and solidarity with ecosystems. The alternative studied for solving this problem was to create a structure to raise awareness about the importance of preserving natural resources. Reuse water water and nature is beneficial because it reduces the demand while protecting the environment, save energy, reduce investment in infrastructure and provide improvements to industrial processes. The case study presented in this work illustrate the reuse of natural resources, in Frimesa Central Cooperative, located in Medianeira, Paraná. The results showed that in addition to being environmentally friendly, the system can still be very interesting economically, and awaken greater awareness, sharing knowledge and sensitizing the community in relation to environmental preservation and the principles of sustainability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEcologypt_BR
dc.titleEcopedagogia: uma metodologia autossustentável aliada à educação escolarpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como perspectiva o incentivo à sensibilização quanto ao aproveitamento de recursos, naturais e industriais, em edificações industriais, comerciais e públicas, visando suprir as necessidades, locais com relação ao reuso e o aproveitamento da água e da transformação dos resíduos industriais recicláveis, incentivando práticas de convivência sustentável e solidária com os ecossistemas. A alternativa estudada para a solução deste problema foi à criação de uma estrutura para a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Preservar a água e a natureza traz benefícios, pois reduz a demanda, além de proteger o meio ambiente, economiza energia, reduz os investimentos em infraestrutura e proporciona melhorias dos processos industriais. O estudo de caso apresentado neste trabalho ilustra o reaproveitamento de recursos naturais na Frimesa Cooperativa Central, localizada no município de Medianeira, Paraná. Os resultados demonstraram que além de ser ecologicamente correto, o sistema pode ainda ser muito interessante economicamente, além de despertar maior conscientização, partilhando conhecimentos e sensibilizando a comunidade, em relação à preservação ambiental para os princípios da sustentabilidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_09.pdf865,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.