Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20955
Título: A utilização das mídias na disciplina de arte na escola pública
Autor(es): Silva, Luciani Heindrickson
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Arte - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Transparências (Material audio-visual) na educação
Teaching - Methodology
Art - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Transparencies in education
Data do documento: 23-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Luciani Heindrickson da. A utilização das mídias na disciplina de arte na escola pública. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho teórico de pesquisa objetivou trabalhar com o tema que versa sobre a utilização das mídias na disciplina de artes na escola pública. Para esse fim, trabalhou-se com objetivos específicos caracterizando a escola pública, os alunos e professores, que fizeram parte da pesquisa; investigando a metodologia utilizada pelos professores da disciplina de Arte, verificando se utilizam ou não as mídias em sala de aula e quais são as maiores dificuldades para a sua utilização; analisando o impacto causado pelas mídias na didática desses professores. Para embasar o trabalho, realizou-se primeiramente uma revisão da literatura através de pesquisa bibliográfica. Em seguida procedeu-se a pesquisa de campo com a finalidade de obter as respostas a essas questões, as quais foram direcionadas a partir de questionários encaminhados aos professores da disciplina de Arte, em uma escola pública, no município de Santa Terezinha de Itaipu.
Abstract: El presente trabajo teórico y de investigación objetivó trabajar con el tema que versa sobre la utilización de los medios de comunicación en la disciplina de Arte en la escuela pública. Para esa finalidad, se ha trabajado con objetivos específicos caracterizando la escuela pública, los alumnos y los profesores, los cuales hicieron parte de la investigación; investigando la metodología utilizada por los profesores de la disciplina de Arte, verificando si utilizan o no los medios de comunicación en las clases; verificando cuales son las principales dificultades para la utilización de los medios de comunicación y analizando el impacto causado por ellos en la didáctica de esos profesores. Para el embasamiento teórico del trabajo, se realizó primeramente una revisión de la literatura partiendose de una investigación bibliográfica. En seguida se procedió a la investigación de campo con la finalidad de obtener las respuestas a esas cuestiones, las cuales fueron direccionadas a partir de cuestionarios encaminados a los profesores de la disciplina de Arte, en una escuela pública, en la ciudad de Santa Terezinha de Itaipu.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20955
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_14.pdf235,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.