Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20970
Título: O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino fundamental em sala de aula
Autor(es): Cabral, Dalva Oliveira
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Estratégias de aprendizagem
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Learning strategies
Data do documento: 29-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CABRAL, Dalva. O uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino fundamental em sala de aula. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso das tecnologias da informação e comunicação no contexto escolar apresentando a importância da tecnologia para o desenvolvimento do aluno em sala de aula. Para tanto foi apresentado no decorrer do trabalho a fundamentação teórica sobre a importância da Tecnologia no contexto escolar, o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula como internet e dos meios audiovisuais, além da atuação do professor quanto a essas tecnologias. O referencial teórico foi apresentado através de pesquisa bibliográfica. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Paranavaí, PR com professores do ensino fundamental,sendo abordada a importância das tecnologias em sala de aula. Partindo desse contexto foram analisados os dados obtidos e considerou-se que poucos professores das duas escolas estudadas estão preparados para o trabalho com as novas tecnologias como ferramentas ao ensino, mesmo cientes da importância dessas para o conhecimento do aluno.
Abstract: This work had as its theme the use of information and communication technologies in the educational context presenting the importance of technology for the development of the student in the classroom. For that was presented in this work the theoretical foundation on the importance of technology in the school context, the use of technological resources in the classroom as the internet and the media, in addition to the teacher about these technologies. The theoretical frame work was presented through literature. The survey was conducted in two schools from Paraná, PR with elementary school teachers, and addressed the importance of technology in the classroom. From this context, the data were analyze dandy it was found that few teachers of the two schools studied are prepared to work with new technologies as tools for teach in given ware of their importance to the student's knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20970
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_126.pdf424,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.