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Título: Quando o uniforme escolar não é o limite. Possibilidades de pertencimento e de transformações
Autor(es): Costa, Kerin
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Cultura - Estudo e ensino
Uniformes escolares
Vestuário - Aspectos simbólicos
Culture - Study and teaching
School children's clothing
Clothing and dress - Symbolic aspects
Data do documento: 2-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COSTA, Kerin. Quando o uniforme escolar não é o limite. Possibilidades de pertencimento e transformações. 2014. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho, através de uma revisão da literatura, procura analisar o uniforme escolar, apresentando sua história e relacionando seu uso, suas práticas e representações. Durante anos os uniformes foram confeccionados com tecidos sem qualidade, ultrapassados e pouco aceitos pelos estudantes. Seu surgimento deu-se há muitas décadas como identificação de grupos, diferenciando os alunos e identificando-os principalmente quando se encontravam fora da escola, além de muitas vezes demonstrar diferenças entre classes sociais, visto que cada escola tinha seu modelo exclusivo. Além dos usos militar e eclesiástico, dentro da escola servia para moldar o comportamento dos jovens estudantes, pois quando forçados a usarem roupas impostas por autoridades, o poder deixava de ser individual e passava a ser coletivo, tornando a obediência uma obrigação do grupo. Descrever e compreender como o uniforme escolar está associado às possibilidades de pertencimento e transformações das culturas juvenis, analisando-o através do vestuário como símbolo de distinção social e projeção da personalidade na escola é o que se propôs nessa pesquisa.
Abstract: This research, through a literature review seeks to examine school uniform presenting its history and relating their use, practices and representations. For years the uniforms were made of fabrics without quality, outdated and poorly accepted by students. It´s appearance took place many decades ago as identifying groups, differentiating students and identifying them especially when they were out of school, and often show differences between social classes, since each school had its unique style. Besides the military and ecclesiastical uses, within the school served to shape the behavior of young students, because when forced to wear clothes imposed by authorities, the power was no longer going to be individual and collective, making compliance an obligation of the group. Describe and understand how the school uniform is associated with the possibilities of belonging and transformation of youth culture, analyzing it through clothing as a symbol of social distinction and personality projection in school is what is proposed in this research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20971
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