Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGerlinger, Gisele Terci Parecido
dc.date.accessioned2020-11-24T14:43:47Z-
dc.date.available2020-11-24T14:43:47Z-
dc.date.issued2015-10-23
dc.identifier.citationGERLINGER, Gisele Terci Parecido. Tendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20973-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectEducation - Historypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleTendências para o ensino de história num contexto de inovações tecnológicaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos pesquisadores na área de história passaram a analisar reflexivamente suas evidências no contexto da educação formal, e passou-se, desta maneira, a abordar-se e a se preocupar não só com a avaliação e com o conhecimento da vida de poucos homens ou com as ações isoladas ou vontades individuais de poderosos, mas também com a dimensão das ações coletivas, das lutas por mudanças, dos valores e perspectivas de grupos sociais, dos costumes que permaneceram ou que se modificaram, noções e percepções que ultrapassam os mecanismos políticos e econômicos. É importante que o professor planeje suas aulas de forma a integrar os conhecimentos que o aluno traz de sua vivência e suas experiências e desafios que contribuam para aprofundar sua percepção e leitura do mundo. É preciso articular a experiência dos alunos com o mundo em que se ensina história. Por isso é importante aproveitar as aulas de história para incorporar novos referenciais teóricos à elaboração de materiais didáticos ou à prática pedagógica, utilizando as novas tecnologias para propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem. A pesquisa é de caráter bibliográfico, onde foi procurado por textos, artigos, dissertações, livros, revistas de história, onde farei uma coleta de informações a cerca do tema. O texto está embasado nas ideias de Silva; Fonseca (2007), Karnal (2009), Schimidt; Cainelli (2010), entre outros.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sandmann, André
dc.contributor.referee1Sandmann, André
dc.contributor.referee2Sandmann, André
dc.contributor.referee3Sandmann, André
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_59.pdf330,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.