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dc.creatorSouza, Vanessa Stefani de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:43:58Z-
dc.date.available2020-11-24T14:43:58Z-
dc.date.issued2013-12-14
dc.identifier.citationSOUZA, Vanessa Stefani de. Altas habilidades e superdotação: uma reflexão sobre o tema. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20974-
dc.description.abstractThis work had as its Theme High skills and Giftedness: a reflection on the topic. This bibliographical research sought to identify the social and interactive behavior of students with high abilities and giftedness, which has school and affective relationship with other people, among them family, their social relations. In this way, through a bibliographical research it was possible to conclude that many gifted students suffer from learning problems and relationship in the school environment. Thus, it was possible to find strong evidence that this problem is arising out of lack of knowledge and understanding on the part of professionals of education and also in the family environment. Throughout this study, therefore, sought to establish that the affectivity, in many cases, enhances the social contact, affective and school of gifted students, making these, fully develop your skills without losing the characteristics common to their ages. The study revealed that with the construction of an affective environment and more knowledge for the detection of such symptoms, the family and, especially, the school community have key roles in the formation and development of cognitive and social gifted students may develop a quality education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectHabilidades sociais em criançaspt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectGifted personspt_BR
dc.subjectSocial skills in childrenpt_BR
dc.subjectAffective educationpt_BR
dc.titleAltas habilidades e superdotação: uma reflexão sobre o temapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática Altas Habilidades e Superdotação: Uma reflexão sobre o tema. Esta pesquisa bibliográfica buscou identificar o comportamento social e interativo dos alunos com altas habilidades e superdotação, os quais tem na escola e no relacionamento afetivo com as demais pessoas dentre elas a família, suas relações sociais. Dessa forma, através de uma pesquisa bibliográfica foi possível concluir que muitos alunos superdotados sofrem com problemas de aprendizagem e de relacionamento no ambiente escolar. Assim, foi possível constatar fortes indícios de que essa problemática seja oriunda de falta de conhecimento e de compreensão por parte dos profissionais da educação e também no ambiente familiar. Ao longo deste estudo, portanto, procurou-se estabelecer que a afetividade, em muitos casos, potencializa o contato social, afetivo e escolar dos alunos superdotados, fazendo com que esses, desenvolvam plenamente as suas habilidades sem perder as características comuns às suas idades. O estudo revelou, portanto, que com a construção de um ambiente afetivo e mais conhecimento para a detecção desses sintomas, a família e, sobretudo, a comunidade escolar têm papéis fundamentais na formação e no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos superdotados podendo desenvolver uma educação de qualidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
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