Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20981
Título: A função da família na educação escolar
Autor(es): Zane, Andréia Dias de Souza
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Educação - Participação dos pais
Conhecimento e aprendizagem
Escolas - Organização e administração - Participação dos pais
Education - Parent participation
Knowledge and learning
School management and organization - Parent participation
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZANE, Andréia Dias de Souza. A função da família na educação escolar. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo ampliar o conhecimento e analisar a importância da participação da família no contexto escolar e no desenvolvimento e aprendizado da criança. A família historicamente tem sido atingida pelas mudanças estruturais no mundo do trabalho, além das consequências das políticas educacionais implementadas nos anos 1990, que ao mesmo tempo em que universalizou a educação, causou contraditoriamente o esvaziamento dos conteúdos, associados à precarização das condições de trabalho dos professores, de forma a piorar a educação no Brasil. Esses foram alguns fatores minimamente destacados para compreendermos o afastamento da família junto às instituições escolares. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, por se tratar da análise de fontes documentais secundárias como livros, sites da internet, cuja base foi o referencial teórico que contemplou discussões sobre o tema em questão. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado a partir de uma questão central, onde através do levantamento bibliográfico tentou-se responder: que papel a família e a escola exercem no processo de ensino-aprendizado do aluno. Buscou-se dessa forma compreender qual é a função da família na formação deste individuo em meio à sociedade. Como resultado desse estudo, constatou-se que a família possui importância crucial para o desenvolvimento escolar, e junto com a escola pode ser uma instituição potencializadora para o desenvolvimento do processo educativo e a consolidação do ensino e aprendizagem.
Abstract: This research aimed to increase knowledge and analyze the importance of family involvement in the school context and the development and learning of children. The family has historically been affected by structural changes in the world of work and beyond the effects of educational policies implemented in the 1990s , at the same time that universalized education , paradoxically caused the emptying of the contents, associated with precarious working conditions of teachers in order to worsen education in Brazil . These were some minimally featured to understand the separation from family along with school institutions factors. The methodology used was literature, because it is the analysis of secondary documentary sources such as books , internet sites , whose base was the theoretical framework that included discussions on the topic in question. The development of the research was designed from a central point, where through the literature survey, we attempted to answer: what role family and school play in the teaching - learning process of the student. This way we sought to understand what the function of the family in the formation of this individual in the midst of society. As a result of this study, it was found that the family has crucial importance for school development, and together with the school may be a potentiator for the development and consolidation of the educational process of teaching and learning institution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20981
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_115.pdf189,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.