Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20982
Título: O lúdico no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil
Autor(es): Klassmann, Liane Maria Grigolo
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Educação de crianças
Educational games
Teaching - Aids and devices
Early childhood education
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KLASSMANN, Liane Maria Grigolo. O lúdico no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o lúdico no processo de aprendizagem de crianças de 5 anos com o objetivo de compreender a importância do ensino lúdico e o uso das brincadeiras e jogos na aprendizagem infantil discutindo a aplicabilidade do lúdico no cotidiano escolar e as dificuldades de implantação. Brincando, a criança se desenvolve melhorando suas habilidades motoras, sociais e intelectuais. A brincadeira proporciona prazer e faz com que a criança assimile melhor o conteúdo. Buscou-se descrever a importância do lúdico para a aprendizagem infantil e como é inserido no cotidiano escolar, através de pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário seguido de observação participante. A aplicabilidade do ensino lúdico é lenta, pois falta didática especifica na formação dos professores e incentivos por partes da coordenação escolar. Evidenciou-se a falta de planejamento de um projeto organizado para aliar jogos e brincadeiras ao conteúdo teórico, pois sem este projeto cabe ao professor toda a carga de planejar atividades atrativas que facilitem o aprendizado dos conteúdos teóricos pelos alunos. Os jogos educativos mostram a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil e contribui para a aquisição de conhecimento da criança.
Abstract: This work was the playful theme in the learning process of children 5 years in order to understand the importance of education and the use of playful fun and games in the children's learning discussing the applicability of playfulness in school life and the difficulties of implementation. Playing, the child develops improving their motor skills, social and intellectual. The game gives pleasure and makes the child assimilate best content. Attempted to describe the importance of playful learning for children and it is included in school life, through a literature review and a questionnaire followed by participant observation. The applicability of playful learning is slow, it lacks specific didactics in teacher training and incentives for the parties coordinating school. Revealed the lack of planning of a project organized games and activities to combine the theoretical content, because without this project is up to the teacher to plan a whole load of attractive activities that facilitate the learning of the theoretical content by students. Educational games show the importance of playful child development and contributes to the acquisition of knowledge of the child.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20982
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_129.pdf628,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.