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dc.creatorSantos, Kelly Arnold dos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:45:38Z-
dc.date.available2020-11-24T14:45:38Z-
dc.date.issued2014-03-29
dc.identifier.citationSANTOS, Kelly Arnold dos. A avaliação no ensino da língua portuguesa. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20983-
dc.description.abstractThis work was thematic analysis of some types of assessment used in the study area of the discipline of Portuguese Language in Secondary School. According to the theoretical framework presented, evaluations directed toward this area of knowledge should promote oral language development, introduction and development of reading and writing are considered the theoretical foundations that guide the mother tongue of the country. It was found that the assessment is an instrument used to direct the actions promoted by the teacher throughout the school year, pointing out that the contents have become more significant to the student as well as those that need to be resumed once the learning was not as effective. Assessment in Brazilian education is classified according to three types: diagnostic, formative and summative. The methodology used in preparing this study was based on bibliographic analysis based on study of books and articles that contributed to meeting the goal outlined above.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEducation - Evaluationpt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleA avaliação no ensino da língua portuguesapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a análise de alguns tipos de avaliação utilizados na área de estudo da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Segundo a fundamentação teórica apresentada, as avaliações direcionadas a esta área do conhecimento devem promover o desenvolvimento da linguagem oral, introdução e desenvolvimento da leitura e escrita sendo considerados os fundamentos teóricos que orientam a língua materna do país. Verificou-se que a avaliação funciona como um instrumento utilizado para direcionar as ações promovidas pelo professor ao longo do ano letivo, apontando os conteúdos que se tornaram mais significativos para o educando bem como aqueles que necessitam ser retomados uma vez que a aprendizagem não se mostrou tão efetiva. A avaliação na educação brasileira encontra-se classificada segundo três tipologias: diagnóstica, formativa e somativa. A metodologia empregada na elaboração deste estudo fundamentou-se em análises bibliográficas baseadas no estudo de livros e artigos que contribuíram para o cumprimento do objetivo delineado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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