Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20988
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAugusto, Tânia Mara Slaviero
dc.date.accessioned2020-11-24T14:46:35Z-
dc.date.available2020-11-24T14:46:35Z-
dc.date.issued2014-12-11
dc.identifier.citationAUGUSTO, Tânia Mara Slaviero. O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20988-
dc.description.abstractIf art adult translates your feelings, your emotions, your relationship with the world and with their peers, the art manifested by child has this same feature, because it denotes the form of the child to see and experience your child's world in relation with the wider world in which it operates. Thus, this work was based on a literature survey having as theme, understanding the historical and cultural development of the discipline of art, seeking to understand the work involved in art at school, involving social relations, modes of production, the assumptions philosophical, in short, all the cultural reality in which artistic expression is inserted. The objective of this research was to investigate what is the role of art in the development of creativity of students on the content covered in class. The research was organized initially addressing, with the concept of what is art, discussing the issue of the act of teaching together with the role of the teacher and reflecting on assessment and learning in the discipline of art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCognição e culturapt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectCriatividade em criançaspt_BR
dc.subjectCognition and culturept_BR
dc.subjectArt in educationpt_BR
dc.subjectCreative ability in childrenpt_BR
dc.titleO papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoSe a arte do adulto traduz seus sentimentos, suas emoções, sua relação com o mundo e com os seus pares, a arte manifestada pela criança tem essa mesma característica, pois ela denota a forma de a criança ver e vivenciar o seu mundo infantil na relação com o mundo mais amplo em que se insere. Diante disso, este trabalho pautou-se numa pesquisa bibliográfica tendo como temática, a compreensão do desenvolvimento histórico e cultural da disciplina de arte, buscando compreender o trabalho que envolve a Arte na escola, envolvendo as relações sociais, os modos de produção, os pressupostos filosóficos, enfim, toda a realidade cultural na qual a manifestação artística está inserida. O objetivo desta pesquisa foi investigar qual é o papel da arte no desenvolvimento da criatividade dos alunos diante dos conteúdos abordados em sala de aula. A pesquisa foi organizada abordando inicialmente, com o conceito do que é a arte, discutindo sobre a questão do ato de ensinar aliado ao papel do professor e refletindo sobre a avaliação e aprendizagem no ensino da disciplina de arte.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee1Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto de
dc.contributor.referee3Santos, Ricardo dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_121.pdf332,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.