Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21003
Título: Ensino da história e cultura afrobrasileira e africana através de contos africanos
Autor(es): Souza, Solange Gibin Roeles de
Orientador(es): Gomes, João Enzio
Palavras-chave: Contos africanos (Português)
Cultura - Estudo e ensino
Ensino
Short stories, African (Portuguese)
Culture - Study and teaching
Teaching
Data do documento: 30-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Solange Gibin Roeles de. Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana através de contos africanos. 2012. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A presente pesquisa teve como propósito utilizar no Ensino de História os contos africanos e afrobrasileiros na prática educativa para facilitar o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos. Por meio da ação educativa do professor, procurou-se oferecer aos educandos uma busca de conhecimentos e valorização dentro dos contos africanos sobre as heranças culturais transmitidas por eles. A proposta da pesquisa consiste em refletir sobre o conhecimento que os contos africanos transmitem, sua contribuição e reconhecimento no contexto brasileiro. Tendo como objetivo trabalhar com os alunos do 7º ano A e B - período matutino do Colégio Estadual Santos Dumont E.F.M. Paranacity - PR, diversas atividades educacionais que envolvam os contos africanos, para que possam neles, buscar conhecimentos como: as tradições, costumes e saberes que são transmitidos por eles, para que desta forma, reconheçam e respeitem culturas diferentes das que existem no contexto escolar. Nota-se atualmente, uma resistência por parte dos alunos em aceitar novas culturas ou os diferentes modos de ser e de viver de cada individuo inserido no espaço escolar. Desse modo, faz-se necessário o trabalho com a história oral, ou seja, contos africanos, para que a experiência histórica do aluno seja mediada ao da sociedade na qual pertence ou a de outras civilizações a fim de se obter sentido a sua própria existência, tendo o mesmo condições de agir e interagir na educação e na sociedade na qual convive.
Abstract: This study aimed to use the Teaching of History and African tales africanbrazilians in educational practice to facilitate the teaching and learning of such content. Through the educational activity of the teacher tried to offer students a search for knowledge and appreciation of the tales with in African cultural heritage passed on by them. The research proposal is to reflect on the knowledge that transmit African tales, their contribution and recognition in the Brazilian context. Aiming to work with students of year 7 A and B - the morning of the State College Santos Dumont E.F.M. Paranacity - PR, diverse educational activities involving the African tales, where they can seek knowledge as traditions, customs and know that are transmitted by them, that thus recognize and respect different cultures that exist in the school context. Note that, currently, there is a resistance prejudiced by the students to accept new cultures or different ways of being and lifestyle of each individual inserted in the school. This, if is necessary to work with oral history, African tales, for what the historical experience of the student is mediated by the society in which it belongs or of other civilizations in order to give meaning to their own existence, with the same conditions of act and interact in education and society in which live.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21003
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_18.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.