Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21010
Título: A inclusão: o aluno cego e a formação de professores no ensino fundamental II
Autor(es): Caetano, Rosimery Teresinha Balestieri
Orientador(es): Sherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Cegos - Educação
Inclusão escolar
Ensino - Metodologia
Blind - Education
Mainstreaming in education
Teaching - Methodology
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAETANO, Rosiméry Teresinha Balestieri. A inclusão: o aluno cego e a formação de professores no ensino fundamental II. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática a inclusão do aluno cego e as dificuldades que os professores encontram ao se deparar com os portadores de necessidades especiais na sala de aula. Sem ter a formação adequada e o material pedagógico apropriado para atendê-los, conforme a sua necessidade específica, estes se sentem incapazes e abandonados diante dessa situação. Na realidade, cada aluno exige do professor práticas pedagógicas e tempos de relação interpessoal diferenciados, já que tem uma demanda particular em termos de metodologia de ensino e de aprendizagem que exige do professor uma atenção especial. Através dessa constatação, verificou-se a necessidade de uma reflexão sobre o processo de inclusão nas escolas públicas, a falta de formação de professores para lidar com a deficiência visual, as melhorias que podem ser realizadas em relação ao seu atendimento e a formação continuada de professores.
Abstract: This work was subject to inclusion of blind students and the difficulties that teachers encounter when faced with those with special needs in the classroom. Without adequate training and teaching materials appropriate to serve them, according to your specific need, they feel helpless and abandoned in this situation. In reality, each student requires the teacher pedagogical practices and different times of interpersonal relationship, as it has a particular demand in terms of teaching methodology and learning that requires special attention from the teacher. Through this observation, there was a need for a reflection on the process of inclusion in public schools, lack of teacher training in dealing with visual impairments, the improvements that can be made about their care and continuing education of teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21010
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_17.pdf498,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.