Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Cristiane Gonçalvez de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:51:12Z-
dc.date.available2020-11-24T14:51:12Z-
dc.date.issued2013-04-10
dc.identifier.citationSOUZA, Cristiane Gonçalvez de. Como a linguagem matemática e a abordagem do professor interferem na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21012-
dc.description.abstractThis work was the subject of study difficulty encountered by students when it concerns the mathematical problem solving investigating the importance of knowledge of language in mathematical problem solving, analyzing the importance of using a different methodology emphasizing the attitude of the teacher ahead the using a different methodology emphasizing the attitude of the teacher ahead the difficulties presented by the students. The research was conducted in the municipality of Umuarama, state of Paraná, with the participation of 16 students from the 6th and 7th year of elementary school II. Data collection was performed by applying alternative activities with multiple choice and search results as the literature confirmed that there is a deficiency in respect of interpretation of mathematical problems requiring a reflection of their teacher about seeking new methodologies teaching practices in order to bring students from their reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCapacidade de aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectLearning abilitypt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.titleComo a linguagem matemática e a abordagem do professor interferem na resolução de problemas matemáticos no ensino fundamentalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática o estudo da dificuldade encontrada pelos alunos no que se diz respeito à resolução de problemas matemáticos. Investigou-se a importância do conhecimento da linguagem matemática na resolução de problemas, analisando a importância do uso de uma metodologia diferenciada ressaltando a atitude do professor frente às dificuldades apresentadas pelos alunos. A pesquisa foi realizada no município de Umuarama, estado do Paraná, com a participação de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de atividades com alternativas de múltipla escolha. Os resultados da pesquisa, assim como a pesquisa bibliográfica confirmaram que há uma carência no que diz respeito à interpretação dos problemas matemáticos sendo necessária uma reflexão do professor sobre suas metodologias buscando novas práticas de ensino de modo a aproximar o aluno de sua realidade.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherpinski, Neusa Idick
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_26.pdf253,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.