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Título: Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da educação infantil
Autor(es): Zorze, Patricia Fernanda do Prado
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Brinquedotecas
Brinquedos educativos
Educação de crianças
Toy lending libraries
Educational toys
Early childhood education
Data do documento: 30-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZORZE, Patrícia Fernanda do Prado. Brinquedoteca e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças da Educação Infantil. 2012. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho teórico e de pesquisa dedicou-se ao tema “brinquedoteca” e às contribuições desta aos processos de ensino e de aprendizagem de crianças na fase de educação infantil. A sociedade passa por um momento de grandes transformações tecnológicas e sociais e, em ritmo semelhante, tem aumentado a violência no país, de forma que as crianças pequenas passam a não ter mais a possibilidade de brincarem e de desenvolverem brincadeiras coletivas ou individuais, nos espaços públicos. Na medida em que a sociedade se transforma, os ritmos de trabalho e os hábitos familiares mudam, e nesse momento de grandes transformações, as instituições de Educação Infantil podem criar alternativas para minimizar as consequências desses avanços para a vida cotidiana das crianças. Nesse cenário, acredita-se que seria muito interessante inserir, nos espaços institucionais, brinquedotecas que são espaços organizados de maneira a permitir que as crianças brinquem e se desenvolvam, tanto no que diz respeito às habilidades psicomotoras, como também no que diz respeito à cidadania e à socialização. O presente artigo busca demonstrar as contribuições das brinquedotecas nas instituições de Educação Infantil. A conclusão do estudo apresenta alguns dos benefícios que as brinquedotecas podem proporcionar para as crianças pequenas nas instituições de Educação Infantil e como o brincar, na infância, pode ser caminho para aprendizagens diversificadas e significativas.
Abstract: This theoretical work and research dedicated to the theme "toy" and the contributions of the processes of teaching and learning of children during early childhood. The society is going through a time of great social and technological change, and at a similar rate has increased violence in the country, so that young children spend no more able to play games and develop collective or individual in public spaces. As fast as society turns into, the rhythms of work and family habits change, and at this time of great change, institutions of kindergarten may create alternatives to minimize the consequences of these developments for the everyday life of children. In this scene, it is believed that it would be very interesting to insert, in institutional spaces, playrooms spaces that are arranged so as to allow children to play and develop both in respect of psychomotor skills, but also with regard to citizenship and socialization. This article seeks to demonstrate the contributions of toy libraries in institutions of kindergarten. The conclusion of the study presents some of the benefits that can provide playrooms for children in kindergarten and institutions like the play in childhood may be the way for diverse and meaningful learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21014
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