Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Patrícia Lopes de
dc.date.accessioned2020-11-24T14:53:48Z-
dc.date.available2020-11-24T14:53:48Z-
dc.date.issued2013-11-26
dc.identifier.citationLIMA, Patrícia Lopes de. Possíveis relações entre jogos, brincadeiras e o desenvolvimento motor na infância. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21025-
dc.description.abstractThis work had as thematic games and play as an important component for infant motor development. According Piccioni and Mata (2007), the games and the games represent a wealth of historical knowledge about the world and about themselves, contributing to the development of cognitive resources , motor, social emotional, among other benefits. Therefore this study aimed to deepen the understanding of the term motor development, trying to clarify its importance and its different phases, the factors that influence the development engine, and even check out the great importance and connection that exists between games and play in the development motor. This work has been characterized as a literature search. It was verified in this study that playful activities , games and activities, contribute positively to the development engine, improving physical abilities in general, and contribute to the creativity and teamwork is very important to be potentiated in the teaching - learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectPsicologia do movimentopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectMovement, Psychology ofpt_BR
dc.titlePossíveis relações entre jogos, brincadeiras e o desenvolvimento motor na infânciapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática os jogos e as brincadeiras como componente importante para o desenvolvimento motor infantil. Segundo Piccioni e Mata (2007), os jogos e as brincadeiras representam uma riqueza de conhecimentos históricos sobre o mundo e sobre si mesmo, contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos, motor, sócio afetivos, dentre outros benefícios. Diante disso o presente estudo teve como objetivo aprofundar o entendimento do termo desenvolvimento motor, tentando esclarecer sobre sua importância e suas diferentes fases, os fatores que influenciam no desenvolvimento motor, e ainda verificar a grande ligação e importância que há entre jogos e brincadeiras no desenvolvimento motor. Este trabalho foi caracterizado como uma pesquisa bibliográfica. Foi possível verificar neste estudo que as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, contribuem de forma positiva para o desenvolvimento motor, melhorando as capacidades físicas em geral, além de contribuir com a criatividade e o trabalho em equipe, sendo muito importante ser potencializadas no processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fausto Pinheiro da
dc.contributor.referee1Silva, Fausto Pinheiro da
dc.contributor.referee2Silva, Fausto Pinheiro da
dc.contributor.referee3Silva, Fausto Pinheiro da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_70.pdf173,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.