Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21026
Título: Uso dos computadores no rendimento do ensino público de Nova Londrina: Paraná
Autor(es): Basso, Eugenia Moreira dos Santos
Orientador(es): Konopatzki, Evandro André
Palavras-chave: Tecnologia e crianças
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Technology and children
Teaching - Aids and devices
Learning
Data do documento: 17-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BASSO, Eugenia Moreira dos Santos. Uso dos computadores no rendimento do ensino público de nova Londrina – Paraná. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Desde o início de sua utilização como ferramenta educacional, por volta dos anos 1990, a internet passou por mudanças significativas e a evolução da tecnologia teve um avanço considerável. Tem sido discutido seu uso como ferramenta de aprendizagem, principalmente nas escolas. Este trabalho teve como temática pesquisar a influência do uso dos computadores no rendimento escolar dos alunos do ensino fundamental da escola pública de Nova Londrina, PR. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória, onde quatro professores que atuam na escola pública responderam a um questionário visando o levantamento de dados objetivando investigar a questão pedagógica do uso dos computadores no ensino fundamental da rede pública e a influência do uso deles em sala de aula, analisando o rendimento dos alunos diante desse recurso tecnológico. O questionário estendeuse também aos alunos visando o levantamento sobre a influência do uso dos computadores no rendimento escolar dos alunos envolvidos. Diante de tais dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica disponível na internet e livros buscando a fundamentação e o entendimento das questões levantadas. Os resultados mostraram que há satisfação tanto no trabalho realizado pelos professores que buscam, num trabalho interdisciplinar, desenvolver o raciocínio, a atenção e a concentração dos alunos, quanto satisfação por parte dos alunos que interessam-se pelas aulas e tem a consciência da importância desse recurso tecnológico.
Abstract: Since the beginning of its use as an educational tool, circa 1990s, the Internet has experienced significant changes and developments in technology has had a major breakthrough. Therefore, this study was to investigate the influence of thematic use of computers in academic performance of elementary school students in public school Nova Londrina, PR. The research was conducted in an exploratory way, where four teachers working in public schools responded to a questionnaire for data collection aimed to investigate the pedagogical issue of the use of computers in elementary education in public schools and the influence of using them in the room lessons, analyzing student performance on this technological resource. The questionnaire also extended to students targeting the survey influence the use of computers in academic performance of elementary school students in public schools. Given these data, a literature search was performed available on the internet and books seeking foundation and understanding of the issues raised. The results showed that there is much satisfaction in work that teachers who seek an interdisciplinary work, develop reasoning, attention and concentration of students, as satisfaction on the part of students who are interested in the classes and is aware of the importance of this technological resource.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21026
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_43.pdf416,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.