Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21027
Título: A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Elizabete de Almeida de
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Educação de crianças
Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Early childhood education
Learning
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 10-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Elizabete de Almeida de. A importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática analisar a importância do lúdico, jogos, brinquedos e brincadeiras no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, e a importância dos mesmos como meio necessários para o desenvolvimento da criança, tanto sensório-motor como das funções psicológicas. Apontando conceitos e conseqüências das atividades lúdicas na educação infantil, utilizadas como instrumentos facilitadores, para que o aprendizado aconteça. Desde os séculos passados, os jogos, brinquedos e brincadeiras sempre estiveram presentes nas diversas formas de sociedade e nas diferentes classes sociais, ao longo da história da humanidade. Porém hoje, cada vez menos essa atividade tem sido praticada, isso muitas vezes ocorre, devido aos grandes avanços tecnológicos, as transformações sociais, enfim, diversos fatores têm influenciado para que as atividades lúdicas sejam deixadas de lado ou substituídas. Nesse sentido é importante que este assunto seja refletido cada vez mais e direcionado nas práticas cotidianas na educação infantil. O trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliografias e fundamentado na teoria materialismo histórico crítico. Espera-se que por meio deste, haja um maior esclarecimento sobre o lúdico, e como ele auxilia no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, faz-se necessário reconhecer a atividade lúdica, não só como passa-tempo, mas também como meio estímulo para o desenvolvimento cognitivo da criança.
Abstract: This work was to analyze the thematic importance of playfulness, games, toys and games in teaching and learning in early childhood education process, and their importance as a means necessary for the child's development, both sensorimotor and psychological functions. Pointing concepts and consequences of play activities in early childhood education, instruments used as facilitators, to make learning happen. Since the past centuries, games, toys and games have always been present in various forms of society and in different social classes, throughout the history of mankind. But today, less and less activity has been practiced, this often occurs due to great technological advances, social change, finally, several factors have influenced so that recreational activities are left out or replaced. In this sense it is important that this matter be increasingly reflected and directed into the everyday practices in early childhood education. The study was conducted through surveys and bibliographies based on historical materialism theory critical. It is hoped that through this, there is further clarification on the play, and how it helps in the development of language in children. Therefore, it is necessary to recognize the playful activity, not only as a pastime but also as a means to stimulate the cognitive development of the child.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21027
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_42.pdf340,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.